fbpx

A água é vital para nossa saúde e sobrevivência, trata-se da substância mais abundante do corpo humano. Apesar de ela não conter caloria alguma, não sobrevivemos sem ela. A importância de beber água é tão grande para o corpo humano, que uma perda de apenas 20% pode nos levar à morte e 10% de sua perda nos causar sérios problemas. Isso deve-se por ela estar presente na maioria das funções do organismo. Depois do oxigênio é a água a substância mais importante para a nossa sobrevivência.

Pessoas que consomem água regularmente tem mais chace de ter o perfeito funcionamento do organismo. Consumir no mínimo 2 litros de água por dia previne problemas e contribui para a saúde da pele, cabelo e unhas. A quantidade de água consumida por dia tem atuação direta no controle de nossa temperatura corporal e do bom funcionamento do sistema circulatório.

Para conseguirmos praticar Jiu Jitsu, precisamos estar em dia com a nossa saúde. Beber água é uma das coisas que deve ser um hábito para atingir o sucesso. Descubra também como a Reeducação Alimentar pode ajudar nos seus treinos de Jiu Jitsu.

Quantos litros de água devo beber por dia?

Existe uma conta que pode indicar a quantidade ideal do consumo diário, que é multiplicar o seu peso corpóreo por 0,03. Porém, logicamente, essa necessidade vai variar de pessoa para pessoa, outros fatores podem contribuir para que essa necessidade aumente, tais como a prática de atividade física, condições climatológicas, entre outros. Mas fica uma dica, não espere a sede chegar, quando ele chega já é sinal que seu organismo está começando a desidratar.

Curiosidades sobre a água

– Reduzindo de 4 a 5% a quantidade de água corpórea, reduz em 20 a 30% a capacidade de funcionamento dos órgãos e sistemas.

– A ausência da água é o que mais impacta o organismo ao exercer determinada tarefa em comparação com outros nutrientes.

– O corpo não armazena água, portanto a quantidade de água perdida deve ser resposta.

– Sem o consumo de água o organismo só continuará funcionando por cerca de 2 a 3 dias.

– A água é uma substância de alta digestibilidade, após ser ingerida e penetrar no estômago, 20 minutos depois já está no intestino.

A água é um dos três pilares para uma vida mais saudável. Você conhece os outros dois? Acesse Os 3 pilares para uma vida mais saudável e descubra.

Motivos para você beber água

como beber água ajuda no seu jiu jitsu

1 – Beber água ajuda no controle da pressão sanguínea

A Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, através de um estudo comprovou que a água pura sem nenhum aditivo pode ajudar na manutenção da pressão sanguínea.

2 – Melhora o trânsito intestinal

A água sem dúvida alguma ajuda muito no bom funcionamento intestinal. O ideal é ingerir bastante líquido e fibras para o intestino funcionar bem, mas vale lembrar que consumir muita fibra e pouca água pode ocasionar o efeito inverso, ou seja, intestino preso.

3 – Desintoxique o organismo ao beber água

A água, através da urina, desintoxica o organismo eliminando substâncias tóxicas e que prejudicam a saúde. Quanto maior o consumo de água, maior será essa desintoxicação.

4 – Beber água previne cãibras

Beber água com regularidade pode ajudar a evitar cãibras, visto que elas surgem devido a um desequilíbrio hidroelétrico que o consumo de água ajuda a manter nos seus níveis normais.

5 – Recupera o corpo e aumenta a resistência física

Durante a atividade física ocorre uma grande perda de líquido, através do suor. Isso pode ocorrer também em profissões que exigem muito do organismo e que provocam também a transpiração. Portanto é muito importante que pessoas que se enquadram nesses casos, consumam mais água que o normalmente sugerido.

6 – Protege contra problemas renais

Beber bastante líquido faz com que os rins trabalhem mais sem sobrecarregá-lo e por consequência eliminem mais toxinas. Quando mais água você beber mais diluído ficará o sangue e menos chances haverá de ocorrer cálculo e outros problemas renais.

Agora que você já conhece bons motivos para beber mais água, o que acha de mudar seus hábitos e manter aquela garrafinha d’água por perto o dia inteiro. Sua saúde certamente vai agradecer!

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Como beber água ajuda no Jiu Jitsu?

Uma ideia sobre “Como beber água ajuda no Jiu Jitsu?

Deixe uma resposta