fbpx

Um dos erros mais cometidos por iniciantes que buscam o corpo perfeito e até mesmo que já pratica atividade física a algum tempo, é não comer antes ou então se alimentar de forma inadequada antes de praticar atividades físicas. Há quem afirme que não comer antes do treino emagrece, assim como existem esportistas que dizem se sentir pesados se comem antes da prática esportiva.

É importante ressaltar que atitudes como não comer ou comer alimentos indevidos antes e depois da prática de atividades físicas podem causar uma série de problemas como dores de cabeça, mal-estar, fraqueza e até desmaios.  Se você é uma dessas pessoas que não sabe o que comer antes ou depois dos treinos, basta ler o texto a seguir e ficar por dentro do assunto.

Grupos de nutrientes

Os nutrientes presentes nos alimentos podem ser divididos em macro e micronutrientes.

Conheça também os 10 alimentos para ganhar massa muscular

Dentro do grupo de macronutrientes estão os carboidratos, proteínas e gorduras, e no grupo dos micronutrientes são encontrados as vitaminas e os minerais. Vamos conhece-los de maneira mais aprofundada:

Carboidratos

Os carboidratos são as principais fontes de energia para o organismo cumprir suas funções mais básicas e também realizar funções extras, como exercícios físicos, por exemplo. Deve ser o tipo de nutriente mais consumido pelas pessoas.

Gorduras

Vistas como vilãs, por serem calóricas, as gorduras são de suma importância em uma dieta, simplesmente por estarem presentes nas membranas de todas as células do corpo e também por participar da secreção hormonal. Deve-se preferir o consumo das poli e monoinsaturadas.

Proteínas

São os nutrientes responsáveis por construir ou reparar tecidos de todo corpo, entre eles, os músculos, que são lesionados e agredidos durante as atividades físicas.

Vitaminas e minerais

Conhecidos como os reguladores do organismo. São responsáveis por regular o sistema imunológico, ganho de massa muscular, manutenção de massa óssea e muitos outros trabalhos.

Aprenda tudo sobre a Dieta Gracie.

Sendo assim, o que devemos comer antes e depois dos treinos para atingir o corpo perfeito?

Tendo um conhecimento mais aprofundado sobre os grupos de nutrientes é possível ter ideia de quais alimentos devem ser ingeridos antes e depois das atividades físicas para quem bons resultados sejam colhidos. Confira:

O que comer antes do treino

Quando vamos praticar atividade física, independente se o objetivo for ganho de massa muscular, emagrecimento ou apenas manutenção corpórea, é necessário fornecer energia para que nosso organismo continue trabalhando perfeitamente e consiga realizar esforços físicos sem qualquer tipo de problema.

corpo perfeito e high performance

Sendo assim, fornecer carboidratos complexos, ou seja, que são digeridos de forma mais lenta é uma ótima maneira de ofertar energia limpa e de qualidade para o nosso organismo. Alimentos como são saladas de frutas, ou açaí acompanhados de grãos e farinhas integrais como aveia, quinoa, linhaça, chia e amaranto são ótimas opções de alimentos que podem ser ingeridos antes das atividades físicas.

O que comer depois do treino

Assim que terminamos o treino o organismo está saturado e suas reservas energéticas podem ter sido parcial ou completamente deletadas, então é hora de fornecer um alimento capaz de promover recuperação e reconstrução de um tecido que foi lesado – exemplo do que ocorre na musculação e corrida, por exemplo.

Pensando dessa maneira fornecer alimentos com alto teor de proteínas como iogurtes naturais, peito de frango, atum, queijo branco e mussarela de búfala são ótimas opções para uma boa recuperação do organismo.

Uma alimentação saudável e de qualidade é chave para quem quer colher bons resultados através das atividades físicas. Evite dietas malucas e restritivas, para a elaboração de um cardápio eficiente procure um nutricionista, ele é o profissional mais indicado para lhe auxiliar na escolha e alimentos saudáveis e benéficos.  

E você: pratica atividade física? Que alimentos costuma ingerir antes e depois de seus treinos? Conte pra gente através dos comentários.

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Corpo perfeito e High Performance: O que comer antes e depois dos treinos?

Uma ideia sobre “Corpo perfeito e High Performance: O que comer antes e depois dos treinos?

  • 2017-02-24 em 15:52
    Permalink

    Faço musculação a algum, mas no jiu Jitsu estou iniciando, não tinha ideia do q comer antes e depois dos treinos, mas esta postagem vai me ajudar muito, boa matéria, muito obrigado…

Deixe uma resposta