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Atualmente todos estamos buscando uma dieta. Seja para emagrecer, ganhar massa muscular ou treinar Jiu Jitsu melhor, é comum entendermos que nosso desempenho melhorará de acordo com a nossa alimentação. É neste momento que entra a dieta Gracie.

Assim como disse Rubens Charles “Cobrinha” na Série O Caminho para o Sucesso “Nosso corpo é como um carro. Se você colocar uma gasolina ruim, ou seja, ingerir alimentos de baixa qualidade, sua performance também diminuirá. Mas se você se alimentar bem, colocar a melhor gasolina, com certeza o seu desempenho será muito melhor.”

Baseado nesse princípio buscamos entender a dieta Gracie, desenvolvida em sua grande parte por Carlos Gracie. Explanada por Rorion Gracie em seu livro “Dieta Gracie: O Segredo dos Campeões”, este estilo de vida leva seus adeptos quase que a uma “juventude eterna”. Seguindo Hipócrates, que pregava “Deixe a alimentação ser o seu remédio”, a reeducação alimentar deve ser um objetivo para quem quer ser faixa preta também fora do tatame.


História da Dieta Gracie

Após o divórcio dos seus pais, Carlos Gracie foi quem assumiu a liderança entre os irmãos. O primeiro professor e lutador da família se tornou o orientador deste clã. Com o crescimento da família e sucesso dos irmãos, Carlos buscou dedicar mais de seu tempo a estudos esotéricos. Nesse período, o grande mestre investiu em assuntos relacionados à mente, corpo e espírito.

Não demorou muito para que Carlos conseguisse entender a relação entra a saúde e performance no esporte. Para que seus guerreiros estivessem prontos para defender o nome da família a qualquer hora, era necessário mantê-los saudáveis. Um exemplo do sucesso deste pensamento é o próprio Hélio Gracie, que deixou de lado sua saúde debilitada e ajudou a criar este exército com sua família.

Motivado para se aprofundar no estudo da nutrição e efeito dos alimentos no corpo humano, Carlos focou seu aprendizado na combinação dos alimentos. Percebendo que cada alimento causava uma reação diferente no organismo, ele acreditava que, a cada refeição, os alimentos deveriam “combinar”, desencadeando reações químicas favoráveis ao corpo humano.

Embora nunca tivesse uma educação formal em nutrição, Carlos se debruçou sobre o trabalho de especialistas do mundo inteiro. Usando a si mesmo e a Família Gracie como cobaias, ele dedicou 65 anos de sua vida ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da Dieta Gracie.

Com o passar do tempo os resultados foram sendo testemunhados não só dentro de casa, mas também por muitos que passavam pelo caminho deste estudioso. Com resultados surpreendentes deste regime alimentar, os 1,60m e 63kg de Carlos Gracie foram dando vez a uma família cada vez maior e mais forte.

Como funciona a Dieta Gracie

O objetivo principal era evitar a acidez do sangue para facilitar o processo digestivo, que é a atividade do corpo humano que requer maior consumo de energia. Essa dieta consiste em não envenenar o corpo, sem deixá-lo doente através da combinação dos alimentos. Com um cardápio muito variado e saboroso é possível mantes o pH das refeições o mais neutro possível, equilibrando as substâncias através da combinação certa.

O segredo da dieta reside no prazer de comer bem, conseguindo manter-se firme nesta filosofia por décadas a fio. Idealizada por Carlos Gracie, esta reeducação alimentar é global e supre qualquer problema. Sua essência é não misturar:

* Cereais entre si

* Gordura com açúcar

* Alimentos ácidos com nenhum outro tipo.

Além disso, dar o intervalo mínimo de 4 horas entra uma refeição e outra foi outra lição aprendida por Carlos. Alimentar-se somente quando o estomago estivesse vazio é algo que também ajudaria na digestão e não interferiria na combinação dos alimentos.

Combinação dos Alimentos

#DicaDoMestre nº1: Cuidado com o Grupo D! Estes alimentos cítricos não podem ser misturados entre si e nenhum outro. É muito importante estar atento a esse alimentos na hora de cozinhar ou fazer sucos.

Famosa pela proposta de combinar ingredientes com o objetivo de evitar a fermentação e acidez do sangue durante o processo digestivo, a Dieta Gracie afirma que misturar alguns alimentos na mesma refeição faz bem para a saúde e controle de peso. Mas, misturar os que não combinam entre si trarão consequências negativas.

Longe do princípio de restrição calórica ou alimentar, a criação deste hábito fará você se sentir mais leve comendo bem. A inclusão de frutas não como sobremesa, mas como refeições, liberdade para comer sem contar calorias e uma grande variedade de opções são pontos que ajudam os adeptos a permanecerem neste estilo de vida.

A dieta Gracie divide os alimentos em 6 grupos básicos. Para saber melhor quais são eles basta ver as tabelas a seguir. Mas lembre-se, que existe um passo a passo até atingir a faixa preta na cozinha que mostraremos em seguida.

Combinação dos alimentos Dieta Gracie Rorion
Combinação de Alimentos apresentada no livro “Dieta Gracie: O Segredo dos Campeões“, do autor Rorion Gracie.

Líquidos e Chás

Além da preocupação com os alimentos sólidos, Carlos Gracie buscava uma complementação a base de chás. Usando tudo o que é oferecido pela natureza para curar os males dos homens, o grande mestre buscava com isso manter o sangue o puro para que o corpo trabalhe bem. Ingerir 2 litros de água por dia também são imprescindíveis para manter o corpo livre de moléstias.

Os sucos naturais extraídos diretamente das frutas são uns dos principais elementos deste regime. As frutas são equivalente a cerca de 50% dos alimentos a serem ingeridos, seja em sucos ou quando cozidos com salgados, sempre lembrando de não misturar os alimentos do Grupo D.

Graduação de faixa da dieta Gracie

O grande ponto desta dieta é que ela é voltada para a mudança definitiva dos hábitos alimentares. De acordo com Rorion Gracie, autor do livro sobre o assunto, “O livro tem uma abordagem bem gradativa sobre como implementar mudanças, facilitando para que qualquer um se adapte”. Isto é muito positivo, pois frequentemente vemos pessoas desistir de dietas e reeducação alimentar pelas bruscas mudanças necessárias.

Para sair da faixa branca e atingir a tão sonhada faixa preta são 10 semanas. A ideia é trocar completamente seus hábitos por outros melhores. Pensando em facilitar a adaptação a dieta, o mestre Rorion criou um sistema onde em cada etapa são feitas pequenas mudanças, fazendo com que fique confortável e prazeroso participar desta experiência.

Faixa Branca

  • Beber um copo de água todos os dias ao acordar, hidratando o organismo para fazer a limpeza do sistema digestivo;
  • Sempre lavar as mãos antes das refeições. Independente da dieta, este é um hábito que deve ser seguido independente do tipo de dieta.

#DicaDoMestre nº2: Deixe o copo na sua cabeceira! Para evitar o esquecimento e passar para a próxima faixa ter um copo ao seu lado logo ao acordar pode facilitar o seu processo.

Faixa Azul

  • Manter os ensinamentos da faixa anterior;
  • Parar de comer sobremesas doces no final das refeições. Quando nos alimentamos de algo preparado com gordura, a combinação com o doce torna nosso organismo ácido. Cortar este hábito, mesmo que aos poucos, fará você se sentir melhor e chegar a faixa azul;
  • Não tomar refrigerante. Não é novidade nenhuma que eles fazem mal, então caso você goste do gás, busque uma água gaseificada que será melhor para a sua saúde.

Faixa Roxa

  • Manter os ensinamentos das faixas anteriores;
  • Comece a fazer combinações. Estude a tabela dos grupos e busque aplicar no seu dia a dia. Assim você entenderá quais alimentos podem ser uma boa opção para o seu gosto;
  • Parar de comer de vez carne de porco e seus derivados. Sendo este o único alimento proibido na Dieta Gracie, a carne de porco deve ser erradicada do seu cardápio para que você passe para o próximo passo.

Faixa Marrom

  • Manter os ensinamentos das faixas anteriores;
  • Deixar um intervalo MÍNIMO de 4 horas e 30 minutos a 5 horas entre uma refeição e outra;
  • Ser fiel à dieta de segunda a sexta, sem compromisso nos sábados e domingos. Neste momento você será levado a faixa preta. Ao extrapolar no final de semana, vai sentir saudade de quão bem se sentiu durante a semana. Comer bem se tornará um desejo e não uma obrigação.

Faixa Preta

  • Manter os ensinamentos das faixas anteriores;
  • Comer certo todos os dias. O faixa preta já sabe que se comer certo de domingo à domingo, o seu corpo vai estar com um funcionamento tão perfeito, que nunca mais vai ferir a sua dieta e forçando o seu organismo.

#DicaDoMestre nº 3: Lembre-se da sua história! Agora que você atingiu a faixa preta está na hora de compartilhar o conhecimento. Conte aos seus amigos o novo estilo de vida e ajude-os a levar uma vida mais saudável.

Atividade Física

benefícios do jiu jitsu

Grandes lutadores, este é um ponto onde a família Gracie se destacava. Para melhorar a eficiência da sua dieta a prática de atividades físicas era quase que um requisito básico. Para desfrutar dos inúmeros benefícios do Jiu Jitsu, os participantes deste clã estavam sempre em movimento.

Mesmo que você não se identifique com artes marciais, busque encontrar um esporte que lhe fará levantar do sofá com um sorriso no rosto. Desta forma, seu corpo estará unido ao seu organismo e sua alma, formando uma sinergia perfeita para viver os desafios do seu cotidiano.

Os 10 Mandamentos da Dieta Gracie

  1. Não contarás calorias, mas respeitarás as porções de cada alimento;
  2. Tomarás um copo de água ao acordar e outro antes de dormir;
  3. Comerás 3 refeições principais em um intervalo de no mínimo 4 horas entre elas;
  4. Jamais comerás lanches entre as refeições principais;
  5. Comerás até se sentir 80% cheio, ou seja, apenas o necessário para saciar a fome;
  6. Comerás apenas quando sentir forme;
  7. Nunca comerás carne de porco;
  8. Nunca beberás álcool;
  9. Jejuarás 24 horas uma vez por mês para desintoxicar o teu corpo;
  10. Eliminarás sobremesas e refrigerantes no início da dieta, mas depois aprenderás como e quando comer sobremesa;

Dicas de Rorion para ser faixa preta na Dieta Gracie

  • É preciso se alimentar com o propósito de nutrir o organismo. Você deve se programar como se estivesse planejando uma viagem dos seus sonhos, mas com direito de levar só uma mala de mão. Assim, vai ter que ser muito mais cuidadosa nas escolhas.
  • Mantenha sempre um estoque das suas frutas, legumes e verduras favoritos, para ter tudo o que for necessário para a próxima refeição.
  • Adicione castanhas cruas – como castanha de caju, castanha-do-pará, noz e amêndoas – às saladas e aos legumes cozidos. Elas são fontes de proteína (mas lembre-se de que, em exagero, engordam).
  • Se você gosta muito de doce, satisfaça seu desejo com refeição à base de banana desidratada, uva-passa, tâmara, caqui, melancia e queijos cremosos.
  • Não importa que você tenha a mais planejada das dietas para emagrecer; se não desenvolver a disciplina para segui-la, será inútil.

 Não esqueça de procurar um profissional para entender o seu corpo e acompanhar os resultados. Fazer uma reeducação alimentar pode parecer algo difícil, porém a Dieta Gracie está longe disso. Experimente por algumas semanas e sinta os benefícios que uma alimentação saudável fará na sua vida. Com certeza isso mudará também o seu desempenho com o kimono de Jiu Jitsu nos treinos.


Você já tentou fazer a Dieta Gracie? Conte sua experiência nos comentários e busque sempre um estilo de vida saudável!

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Dieta Gracie: O Segredo Dos Campeões

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