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A ideia de contar calorias para determinar objetivos como emagrecimento e ganho de massa podem até funcionar, mas já é considerada uma maneira no mínimo errônea, ou então simplista de controlar o peso das pessoas. Alimentos tendem a afetar nossos organismos de maneira diferentes. Dessa forma, além das calorias é necessário saber a qualidade dos nutrientes presentes nos alimentos que serão ingeridos. Confira a seguir uma explicação detalhada sobre esse delicado assunto.


O que é caloria?

Caloria nada mais é do que uma medida de energia. Para 1 grama de água ter sua temperatura elevada em 1 grau Celsius é necessário exatamente uma caloria. Uma quilocaloria, também conhecida como caloria de dieta possui 4148 joules de energia.

Essa energia é necessária para que o organismo possa trabalhar de maneira eficiente.  O corpo humano precisa de calorias para se locomover, respirar, realizar contrações, e demais funções corpóreas, isso não seria possível sem que houvesse energia. Para o Jiu Jitsu, as calorias são fundamentais para o seu desempenho. Em média o corpo humano necessita de 2000 calorias diariamente para funcionar adequadamente.

Nutrientes são realmente o que importam em uma dieta

Um brigadeiro possui aproximadamente as mesmas calorias que uma maçã, cerca de 115 calorias, porém é fácil de perceber que estes alimentos são totalmente diferentes entre si, não é mesmo? Enquanto grande um contém grande quantidade de fibras e minerais em sua composição o outro é simplesmente composto por açúcar e gorduras de má qualidade.

Embora sejam parecidos, alimentos são muito diferentes entre si

Um exemplo clássico de qualidade nutricional acontece com os carboidratos. Há alimentos que possuem carboidratos simples, como é o caso do pão francês e demais massas feitas com farinhas brancas, e também alimentos que possuem carboidratos complexos como o caso de pães e massas feitos a partir de farinha integral.

Um grama de carboidrato possui 4kcal, se pegarmos duas fatias de pão de forma integral e compará-las as calorias serão parecidas, porém seus efeitos no organismo serão totalmente diferentes. O pão normal possui alto índice glicêmico, enquanto o pão integral, possui baixo índice glicêmico. O que isso significa?  Que o carboidrato presente do pão normal será transformado muito mais rápido em açúcar e cairá na corrente mais rapidamente do que o carboidrato do pão integral.

Quanto mais rápido for o açúcar cair na corrente sanguínea mais rápido ele será absorvido, e mais rapidamente a pessoa sentirá fome. Por isso deve-se preferir carboidratos de baixo índice glicêmico, eles mantém as taxas de açúcar do organismo mais baixas e mais constantes, sendo assim, proporcionam energia e saciedade por mais tempo.

O mesmo pensamento vale para as gorduras. Existem vários tipos de gorduras as saturadas, as trans, as polinsaturadas e as monoinsaturadas. Um grama de gordura possui 9 calorias. Porém existem gorduras benéficas ou maléficas ao nosso organismo. As gorduras boas, conhecidas como monoinsaturadas e polinsaturadas, são encontradas em alimentos como em sementes oleaginosas, azeites e abacate, por exemplo. As gorduras que fazem mal ao nosso corpo, como as trans e as saturadas, estão presentes em recheios de bolachas, salgadinhos e produtos industrializados. As calorias são as mesmas, porém os efeitos à saúde são totalmente diferentes.

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Alimentos podem inflamar o organismo

Pessoas desconhecem esse fato, mas alimentos podem realmente inflamar o organismo. Isso significa que o corpo irá trabalhar de maneira mais lenta ou até mesmo inadequada. Os principais alimentos que causam inflamação do organismo são:

  •          Gorduras trans;
  •          Açúcar;
  •          Carboidratos simples –  presentes em alimentos feitos com farinha branca;
  •          Álcool;
  •          Leite integral;
  •          Conservantes alimentares.

Por outro lado, existem alimentos que agem como verdadeiros desintoxicantes do organismo. Estes alimentos promovem uma verdadeira limpeza interna, combatendo radicais livres e demais problemas causados por alimentos de péssima qualidade. São os alimentos que contém fitoquímicos, vitaminas, catequinas, fibras, ácidos graxos saturados, antocianinas, e muitos outros compostos benéficos a saúde. Para uma alimentação de qualidade esses alimentos não podem faltar:

  •          Frutas;
  •          Vegetais com cores fortes como brócolis, repolho, cenoura e tomate;
  •          Sementes oleaginosas;
  •          Gengibre;
  •          Vinho tinto;
  •          Peixes;
  •          Aipo.

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Ao invés de realizar dietas malucas onde calorias são contabilizadas, pense nos nutrientes que os alimentos possam te oferecer. Dois alimentos podem ter a mesma quantidade de calorias e serem benéficos ou maléficos a quem os ingere. O profissional nutricionista é um grande aliado na hora de realizar escolhas saudáveis e benéficas. Deixe as calorias de lado e pense nutricionalmente, não caloricamente. Gostou do texto? Compartilhe! Faça com que mais pessoas saibam que calorias não são tudo!


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Porque calorias não são tudo?

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