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Muito alvoroço foi causado nos últimos meses por conta do alarme da mídia a respeito da relação entre as carnes processadas, como o bacon, e a probabilidade de desenvolver câncer.

O que costumava ser apenas parte de um bom churrasco de domingo, lentamente tem lentamente sido transferido para usos menos convencionais. O bacon é agora oferecido em sorvetes, cachorros-quentes, ensopados, e por aí vai. Você pode encontrá-lo até mesmo em barras de chocolate gourmet, infundidos na maionese ou em inúmeras outras misturas.

Infelizmente, enquanto a sua popularidade está em ascensão, assim também estão as preocupações sobre os efeitos potencialmente nocivos que o pode ter sobre a sua saúde.


Mas o bacon faz mal?

preciso largar o bacon

Fato é, o bacon não é muito saudável. Especialmente se você faz parte de um grupo de risco para certas condições de saúde, como doenças cardíacas ou hipertensão. Com um elevado teor de gordura, com 68 por cento das suas calorias provenientes da gordura, das quais praticamente metade é do tipo saturada (aquelas que provocam o entupimento das artérias), e apenas uma tira de bacon pode conter até 3,5 gramas de gordura. Também contém um alto nível de sódio (uma fatia média contém 150 mg), e alto colesterol (30 mg a cada 30 gr, cerca de 4 fatias). O toucinho curado contém nitratos, e de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, nitratos em alimentos têm sido associados com o desenvolvimento do câncer.

Mas é claro que existem maneiras que você ainda pode desfrutar do bacon, mas com moderação, é claro. Para minimizar os seus efeitos potencialmente nocivos é importante buscar alternativas. Lembre-se de que o toucinho de porco tradicional tem algumas vantagens: é rico em proteínas, vitaminas e minerais, incluindo B6, vitamina B12, niacina, tiamina, riboflavina, ferro, magnésio, potássio e zinco, assim como de colina, um nutriente que ajuda a melhorar desempenho cognitivo, memória, humor e estado de alerta mental.

Como recomendação geral, a melhor forma de consumir bacon de forma saudável é se ater a pequenas porções. Além disso, cortar a parte mais gordurosa (a tirinha branca), evitar a adição de sal (fervê-lo antes do consumo é uma boa ideia), assim como outros temperos com alto teor de sódio.

Outra opção não muito convencional é considerar o consumo de alternativas mais saudáveis, como:

Bacon de peru

Feita a partir do peru magro ao invés de porco. Esta opção é uma alternativa que elimina boa parte da gordura ruim sem comprometer o delicioso sabor e aroma. Um pedaço de bacon de peru contém 20 calorias (contra 35 calorias no bacon de porco). Além disso, ainda contém 1,6 gramas de gordura, 9 mg de colesterol e 85 mg de sódio.

Temperos sabor bacon

Baixo teor de sódio, zero calorias e gordura, e vegetariana. Este produto permite que os amantes de bacon desfrutem de todo o sabor sem o mínimo de culpa. Polvilhe o tempero sobre ovos, batatas, carnes, feijões, sopas, saladas e sanduíches.

Bacon vegetariano

Esta opção é ideal para quem busca maior controle na ingestão de gordura (especialmente saturada) e colesterol. Feito a partir da soja, esta alternativa ao bacon comum é saborosa, com baixas calorias, gorduras, colesterol, sódio e carboidratos. Ainda sim essa opção oferece a mesma quantidade de proteínas (cerca de 2,5 g por fatia) como o bacon tradicional.


E você, também se alarmou com os estudos publicados recentemente? Já pensou em diminuir o consumo de bacon ou procurar alternativas para continuar degustando essa deliciosa peça de carne?

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