fbpx

A primeira vez que foi utilizado na culinária, sua função não era proporcionar mais sabor aos alimentos, e sim conservá-los. Por ter um grande efeito esterilizador, o sal era utilizado para conservar a comida, impedindo que bactérias se reproduzissem. Porém, nos dias de hoje, a especiaria que antes era considerada benéfica, hoje é fiscalizada de perto por médicos e demais profissionais. Confira a seguir tudo sobre este condimento e a saúde.


Qual a importância do sal para a saúde?

O sal tem íntima relação com o volume de fluídos presentes fora das células de nosso corpo. Tudo o que modifica a quantidade da especiaria, afeta diretamente a retenção de líquidos no corpo. O sal auxilia a regular a passagem de líquidos e de substâncias através das membranas celulares, mantendo dessa forma, a pressão osmótica delas. Além disso, também possui função direta na transmissão de impulsos do sistema nervoso.

Você sabia que beber água pode ser um grande aliado ao seu desempenho dentro e fora do tatame?

Sódio e sal não são a mesma coisa

Diferente do que muitas pessoas pensam, o estas duas palavras são coisas totalmente diferentes. 6g de sal, por exemplo, contém apenas 2,4g de sódio. Dessa forma é necessário ficar atento a rótulos de alimento, pois eles sempre trazem quantidade de sódio presente nos alimentos em que consumimos.

sal equilíbrio entre sabor e saúde

Qual a recomendação diária de consumo de sal?

Para adultos é recomendado que se ingira cerca de 4g a 6g de sal diariamente. Em crianças deve-se dar preferência ao leite materno, e assim que pararem de mamar, deve-se usar a menor quantidade possível de sal, pois a maioria dos alimentos já contém doses suficientes de sódio para suprir suas necessidades fisiológicas, dessa forma, evita-se que elas acostumem com uma alimentação muito salgada, uma vez que é nessa fase da vida que se formam os padrões gustativos.

Já os idosos devem consumir cerca de 5g de sal por dia, pois tendem a reter mais sódio, e porque os vasos perdem a elasticidade com o passar dos anos, o que pode ocasionar o desenvolvimento de hipertensão.

Para uma vida mais saudável e balanceada, conheça a Dieta Gracie neste post.

Quais são os efeitos do sal para a saúde?

Quando em excesso, o sal tende a causar problemas de saúde como hipertensão, e também sobrecarga renal. O organismo de uma pessoa saudável que consumiu sal em excesso leva cerca de 2 dias para expelir todo o sal excessivo, já uma pessoa hipertensa, pode levar até 7 para conseguir expelir toda essa quantidade.

Ingerir sal de maneira insuficiente também ocasiona problemas como arritmias cardíacas, problemas de trocas osmóticas entre líquidos e células, além de prejudicar impulsos nervosos. Porém é importante dizer que isso é raro de ocorrer, pois o sódio está presente em uma grande variedade de alimentos.

Para muitos profissionais da saúde o verdadeiro vilão não é o excesso de sal consumido. O problema é sim o paladar das pessoas, que estão acostumadas às explosões de sabor que foram criadas pela revolução da indústria alimentícia. Esse padrão que as tornou insensíveis ao real gosto dos alimentos frescos.

O consumo de sal no Brasil

Um estudo realizado pela ANVISA em 2010 fez um levantamento e demonstrou que atualmente os brasileiros ingerem cerca de 12 gramas de sódio diariamente. Este valor é basicamente o cinco vezes mais que o recomendado. Colocando na balança, isso dá quase 30g de sal diariamente, quando apenas 6g seriam suficientes.

Diferentes tipos de sal

Existem diferentes tipos de sal a venda no mercado, os mais conhecidos são:

  •          Refinado;
  •          Grosso;
  •          Himalaia;
  •          Marinho;
  •          Light;
  •          Negro.

Vale ressaltar que a diferença entre eles é a quantidade de sódio presente em cada uma dessas formas, antes de consumir é necessário fazer as contas para não exceder a recomendação diária de consumo.

Tudo em excesso faz mal, e com o sal isso não é diferente. É necessário ter cuidado com seu consumo excessivo, pois malefícios à saúde tendem a surgir. Por isso é importante haver equilíbrio entre sabor e saúde. Para adequar a quantidade de sal e sódio em sua dieta, um profissional nutricionista pode ser de grande ajuda.


Agora que você já sabe tudo sobre sal e saúde que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a conteúdo e qualidade? 

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Sal: aprenda o equilíbrio entre sabor e saúde

Deixe uma resposta