fbpx

Neste final de semana tivemos na Califórnia o Campeonato Mundial da  SJJIF Sport Jiu Jitsu International Federation. Valendo USD 15.000,00 (R$ 48.603,00 na cotação de 30/10/2017), dentre diversos atletas duríssimos o campeonato contou com as feras Lucas Hulk, Erberth Santos e Keenan Cornelius, campeão absoluto do evento.

Na final do absoluto, Keenan e Erberth se enfrentaram em uma batalha de tirar o fôlego. Faltando menos de 10 segundos para acabar a luta, o americano pegou as costas e finalizou o atual #1 do mundo pelo ranking da IBJJF. Assistindo essa luta aprendi que algumas coisas foram determinantes para a vitória do faixa preta de André Galvão e resolvi compartilhar eles com vocês.


Mantenha o foco

Quantas vezes tomamos o primeiro ponto e nos desesperamos? Durante toda a luta Keenan não inventou. Buscou o seu jogo forte, utilizando as lapelas para bater Erberth. Sabendo disso o brasileiro fez um ótimo trabalho. Puxou para a guarda duas vezes e abriu 4×0 logo nos primeiros minutos de luta. Ainda sim, Cornelius não se desesperou e continuou com seu jogo.

Com menos de 1 minuto faltando para acabar a luta e perdendo de 6×4, o americano mantem a estratégia e já chama direto para a guarda. Envolvendo Santos no seu jogo, Keenan consegue em menos de 20 segundos virar o jogo e finalizar o brasileiro. Independente do que aconteceu durante o tempo de luta, ambos sabiam muito bem seu jogo e se mantiveram focados em suas pontos fortes, sem “inventar” posições novas no campeonato.

Não desista nunca

keenan cornelius vs erberth santos
Fonte: Instagram @keenancornelius

Parece até um clichê mas é verdade, desistir nunca pode ser uma opção. Faltando cerca de 1 minuto para o fim da luta Keenan ainda estava atrás nos pontos. Após raspar Erberth com bastante dificuldade, o atleta ficou por cima e acreditou que ainda era possível. Mesmo tendo que passar a guarda, o que não tinha acontecido ainda, Cornelius manteve-se firme em sua missão.

Quando os dois caíram na guarda 50/50, um dos pontos fortes do jogo de Santos, o americano foi pra cima e saiu da posição com menos de 50 segundos para acabar o combate. Sem dar chance ao adversário, Keenan chamou primeiro para a gurda e deu tudo o que tinha, acabando nas costas e finalizando o campeão mundial de 2017.

Acredite no Keenan Cornelius em você!

Acreditar em você talvez seja o mais importante. Após um longo período fora dos tatames devido a uma lesão, Keenan voltou no segundo semestre deste ano a competir. Desde lá o atleta foi campeão de diversos Opens da IBJJF, muitos deles peso e absoluto. Em sua jornada para o topo, ou seja, o #1 do ranking, o americano mostra que está no caminho certo e acredita que pode chegar lá.

Mesmo após a lesão, Cornelius continua tendo confiança em seu Jiu Jitsu e seu potencial dentro do esporte. Uma lesão muitas vezes pode desanimar, porém ela NUNCA pode ser mais forte do que o lutador. Como disse Henry Ford “Quer você acredite que pode fazer uma coisa ou não, você está certo”. Devemos sempre acreditar em nossos sonhos, independente das adversidades que a vida nos traz.

Ninguém é invencível

Realmente a vida são fases. Saber que existem altos é baixos é necessário para seguir em frente. Na luta entre estes dois monstros, Keenan saiu vitorioso, mas com certeza isso não indica que ele é “melhor”. Da mesma forma que, mesmo sendo o #1 do ranking, isto não define que Erberth é superior.

A única realidade existente é que, naqueles 8 minutos de luta, um ganha e o outro perde. Isso não acontece as vezes. Acontece sempre. Por isso não podemos nos deixar abalar com as derrotas. Devemos levantar a cabeça e seguir em frente, conscientes de que demos o nosso melhor durante a preparação e no momento do campeonato.

Assista a luta Keenan Cornelius X Erberth Santos a partir do minuto 27.

Quer melhorar o seu Gás no Jiu Jitsu? Leia esse post.


Você aprender mais alguma coisa com essa luta? Comente aqui e compartilhe esse post para que mais guerreiros possam se inspirar nestes dois monstros do Jiu Jitsu.

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

4 lições que Keenan Cornelius nos ensinou ao finalizar Erberth Santos

Deixe uma resposta