fbpx

Ao começar a praticar a arte suave, nos deparamos com uma diversidade de conteúdos para aprender Jiu Jitsu. A educação está passando por um período de transformação. A procura pelo ensino à distância, aulas virtuais com os professores e sites e aplicativos voltados ao ensino online vem crescendo.

Na arte suave não poderia ser diferente. O surgimento de canais no Youtube, páginas no Facebook e sites com conteúdos relacionados ao Jiu Jitsu vem auxiliando no desenvolvimento do esporte. As técnicas ensinadas pelos mais diversos professores, independente de títulos, dissemina o esporte sem as barreiras dos treinos presenciais. Hoje é possível aprender e ter contato com Nicholas Meregali, Gustavo Batista “Braguinha”, Luiza Monteiro, Michael Langhi e outros grandes nomes do Jiu Jitsu sem sair de casa.

Porém, existem alguns erros muito comuns que acontecem ao aprender Jiu Jitsu online. Desde aprender nas redes sociais até as diversas distrações que encontramos ao estudar na internet, são muitos os obstáculos para realmente ver os resultados do seu desenvolvimento no tatame.

Hoje escolhi os erros mais comuns ao aprender online e adaptei para o nosso esporte. Por ser uma arte marcial um tanto quanto distinta, com uma infinidade de posições e variações, devemos estar atentos aos principais erros ao aprender Jiu Jitsu online. Somente assim é possível aproveitar de todos os benefícios desta nova educação também na arte suave.

Saiba também como combater os 5 erros que acabam com o seu Gás no Jiu Jitsu.


1. Aprender Jiu Jitsu online apenas nas redes sociais

As redes sociais estão cheias de aulas, reportagens e documentários de Jiu Jitsu. Porém, o mais importante não é apenas assistir, mas sim saber o que assistir. A busca por bons conteúdos deve ser tão incessante quanto a disposição nos treinos, e por isso quanto encontrados estes materiais devem ser valorizados. A diferença do tatame para mundo virtual é que, no segundo, o sucesso depende muito mais da sua própria disciplina e administração do tempo, por ser você que “puxa o seu treino”.

Um professor com uma boa didática, ensinando todos os detalhes de uma posição, ou um vídeo bem gravado e editado, mostrando cada detalhe da técnica, aumentam muito a curva de aprendizado. Por isso é importante encontrar um canal com uma produção de conteúdo consistente e de qualidade. Assim, fica mais fácil desenvolver o hábito de estudo, trazendo muita evolução para o seu Jiu Jitsu também dentro do tatame.

#DicaDoMestre nº1: Participe desta comunidade! Utilize dos grupos de Facebook e Whatsapp para manter-se aprendendo Jiu Jitsu. Utilizar de sugestões de outros praticantes é uma ótima forma de otimizar seus resultados.

2. Se distrair na internet

Além da qualidade dos conteúdos, as distrações na internet podem ser uma barreira para quem quer aprender Jiu Jitsu online. Quantas vezes ao dia nos pegamos no Facebook fazendo “nada” ou no Youtube vendo vídeos aleatórios? Para que seja possível desenvolver-se dentro do esporte existe alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar este empecilho.

Ter um local de estudo adequado, de preferência um tatame e um parceiro de treino, possibilita que o aprendizado virtual ande junto com o tradicional. Assim, devem ser tomados cuidados em relação ao horário e acomodação, visando que estes fiquem confortáveis para os dois em suas rotinas. Alinhar os ajustes apresentados pelos professores online, em um horário fora dos treinos tradicionais, com um parceiro pode trazer grandes benefícios ao seu Jiu Jitsu.

5 coisas que você está fazendo errado ao estudar Jiu Jitsu online

3. Estudar não é um hábito

Como falei no primeiro item, para desenvolver seu Jiu Jitsu é preciso fazer do estudo um hábito. Não é preciso ver 10 vídeos por dia para se tornar um campeão mundial. Para isto não existe receita, o importante é entender qual a rotina de estudos certa para você. Assistir 3 vídeos por semana e absorver os ajustes apresentados no vídeo resulta em 156 novas posições aprendidas em um ano!

Ainda sim, manter o hábito é uma tarefa fácil. Criá-lo, por outro lado, exige muita dedicação. Existem algumas formas de desenvolver um hábito, e a Teoria dos 21 Dias é uma delas. Essa observação foi feita pelo médico Maxwell Maltz, um cirurgião plástico que ganhou fama em 1960. Ele observou que seus pacientes só notavam a mudanças promovidas pelas cirurgias depois de 21 dias da operação. Maxwell registrou seus estudos no livro Psico-cibernética, considerada uma das primeiras obras de autoajuda do mundo

Após 21 dias de dedicação e esforço uma atividade se torna um hábito. Nestas 3 semanas você terá que lembrar diariamente de fazer X durante Y tempo para aprender Jiu Jitsu. Mesmo cansado, desanimado ou frustrado, você terá que fazer do mesmo modo. Com o tempo essa obrigação se torna um hábito e você fará isso sem pensar, pois criou o hábito.

A organização no estudo reduz o estresse, aumenta a produtividade e proporciona um ambiente saudável para o aprendizado. Essa organização deixa ainda mais fácil evoluir no Jiu Jitsu. Ao estabelecer pequenas metas, como a quantidade de posições para aprender por semana, é possível planejar o seu desenvolvimento e focar no seu objetivo.

há.bi.to
[do latim habitu]
Inclinação por alguma ação, ou  disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela freqüente repetição de um ato.

4. Não praticar as técnicas assistidas nas aulas

Um dos pontos que devemos lembrar é que para o sucesso do ensino online de Jiu Jitsu é necessário praticar. Após criar o hábito e definir uma rotina de estudos consistente que encaixe no seu dia a dia, está na hora de levar os aprendizados ao tatame. Repetir as posições aprendidas nas vídeo aulas de Jiu Jitsu online é um passo que não pode faltar na sua rotina de treinos.

Por isso é muito importante ver o que é o melhor para VOCÊ! Treinando até 3 vezes na semana, é muito difícil que você consiga aplicar mais do que 3 técnicas nesse período. Entender o seu limite no ensino online, assim como aprender a “bater”, é uma boa observação para quem quer ter melhores resultados dentro do tatame.

#DicaDoMestre nº2: Chegue mais cedo! Combine com um parceiro de treino para fazer meia hora de posição antes do treino. Repetir por 4 rounds de 4 minutos a mesma técnica fará com que apareça também nos treinos

5. Assistir apenas vídeos de técnicas

Dentro dos materiais existentes online para aprender Jiu Jitsu, existem muitas opções. Vídeo aulas, documentários e blog posts são apenas algumas das formas de viver o Jiu Jitsu lifestyle. Se manter em apenas um tipo de conteúdo é um dos erros bastante comuns no aprendizado online. Para realmente evoluir dentro do tatame é preciso aprender muito mais do que apenas as técnicas.

Também é muito importante para aprender Jiu Jitsu fora do tatame entrar na era do compartilhamento. A participação nos mais diversos portais de conteúdo ajuda muito nessa missão. Seja com dúvidas ou sugestões, estas ferramentas são essenciais para disseminar o conteúdo e manter uma boa curva de aprendizado. Atualizar-se com perguntas e acompanhar bons conteúdos online é uma das chaves para o sucesso não só na arte suave.

Estes são apenas alguns dos obstáculos que podem atrapalhar o seu aprendizado no esporte. Quer aprender Jiu Jitsu mais rápido? Faça parte do BJJ Nerd Club e melhore hoje  o seu Jiu Jitsu!

E aí? Você conhecia esse erros que podem acontecer ao aprender Jiu Jitsu online? Você já cometeu algum desses erros ou conhece algum outro que não falamos? Utilize o campo de comentários e conte como você estuda Jiu Jitsu online.

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.


5 coisas que você está fazendo errado ao aprender Jiu Jitsu

Deixe uma resposta