fbpx

Quais são os principais golpes de Jiu Jitsu? Com o desenvolvimento da arte suave, muitas posições foram criadas para os mais diversos tamanhos e peso. Pensando em facilitar essa explicação, criamos algumas categorias que englobam todos os golpes Jiu Jitsu.

Vale lembrar que é muito importante buscar golpes que funcionem para você, levando em conta o seu biotipo. Por isso, basear-se em ídolos é um grande aliado à evolução, porém devemos lembrar que o Jiu Jitsu é algo muito pessoal. Saber utilizar o princípio da alavanca com o seu corpo é o que fará você atingir o sucesso na arte suave.

 

Conheça os 7 principais golpes de Jiu Jitsu

Queda

O princípio do Jiu Jitsu se baseia na defesa pessoal. Como diria Rickson Gracie, em uma situação real de luta não adianta você saber berimbolo ou guarda de lapela. Para imobilizar o adversário, primeiro é necessário colocá-lo para baixo. Saber aplicar uma queda, seja ela a baiana ou um harai-goshi, te coloca a alguns passos – ou dois pontos – a frente em um combate de Jiu Jitsu.

Por começar os treinos muitas vezes ajoelhado, deixamos um pouco de lado esta valência da arte suave. Porém, desenvolver também estes golpes de Jiu Jitsu podem fazer toda a diferença na hora de um campeonato ou situação de combate.

#DicaDoMestre nº1: Aprender nunca é demais! Por isso, implementar golpes de Judô ou Wrestling em seu arsenal podem ser de grande ajuda nas mais adversas situações.

Finalização

Na “arte suave” o objetivo é finalizar o adversário através da técnica. Porém, isso só é possível com muitas repetições e ajuste dos golpes de Jiu Jitsu. Após visualizar uma vulnerabilidade do oponente é hora de acabar com a luta. Do triangulo ao leg lock, cada praticante tem sua especialidade e sua finalização para surpreender em um rola, por isso não existe receita de bolo e o mais importante é encontrar o que encaixa no seu jogo.

Com o crescimento do cenário competitivo e o estabelecimento de tempos curtos de luta, criou-se uma tendência em garantir a luta a partir da pontuação, fazendo com que os atletas, muitas vezes, negligenciem a busca pelos “3 tapinhas”. No entanto, ao finalizar o oponente, você ganha mais tempo para descansar e se preparar para a luta seguinte, ao invés de se desgastar para controlar uma luta que você está vencendo por apenas uma vantagem.

Montada

Quem não lembra de Roger Gracie e seu famoso estrangulamento da montada? Talvez um dos golpes de Jiu Jitsu mais famoso e intuitivo, a montada dispensa apresentações. Ao transpor todas as defesas do adversário o atleta chega à montada, ganhando 4 pontos e oferecendo muito risco para quem está por baixo. Este é um dos golpes de maior domínio que se pode atingir no Jiu Jitsu, mas para finalizar é muito importante saber os ajustes para deixar o adversário vulnerável.

Portanto, antes de sair em uma busca cega pela finalização, que tal aprimorar o seu posicionamento? Quanto melhor você controla seu oponente, mais chances de finalização você tem, diminuindo também as possibilidades do seu oponente!

Pegada de Costas

Muito semelhante à montada, a pegada de costas é um golpe onde existe uma grande vantagem para quem está atacando. Ao manter-se fora do campo de visão do seu oponente, fica muito mais fácil escolher qual será o próximo passo, sempre mantendo a reação do defensor atrasada.

Porém, é necessária muita atenção para não perder a posição, sempre atento para colocar e manter os dois ganchos firmes. É importante não esquecer o cinto de segurança, colocando pressão com o peito e os braços para estabilizar esta situação. Desse ponto o leque de golpes de Jiu Jitsu são muitos para finalizar o oponente.

100kg – Controle Lateral

A imobilização dos 100kg é um golpe de Jiu Jitsu de domínio para quem está por cima. Ao passar a guarda do adversário e estabilizar a posição, o praticante tem diversas opções de ataque. Ter segurança nesse ponto é essencial para evoluir até a finalização, deixando pouco espaço para que quem está em desvantagem não reponha a guarda.

Quem não lembra dos primeiros “amassos” que tomou, ao iniciar no Jiu-Jitsu? Provavelmente, estar com as costas no chão durante controle lateral ficou marcado na memória de muitos praticantes como uma das situações mais desfavoráveis em que já esteve. Por que não explorar isso durante a sua sessão de treinos?

Passagem de Guarda

De que adianta um bom controle de 100kgs se você raramente consegue transpor a guarda dos seus adversários?start fundamental para um bom posicionamento – e uma consequente finalização – está em aprender a anular a guarda que o seu colega de treino decidiu fazer.

Passar a guarda depende de muitos fatores, sendo assim uma arte difícil de dominar. Por isso, conseguir executar os golpes de Jiu Jitsu de forma justa e com pressão deve ser um objetivo de cada treino. É essencial que você encontre quais posições funcionam para o seu jogo, baseando-se em atletas com golpes que você tenha afinidade.

Atualmente temos inúmeras guardas, cada um com muitas possibilidades de ataque, dando ainda mais trabalho ao passador. Por isso, saber variações diferentes golpes de Jiu Jitsu é necessário para traspor as defesas do adversário. Conectar movimentos é um grande aliado para quem quer evoluir na passagem da guarda.

#DicaDoMestre nº2:  Busque sempre estourar as pegadas do guardeiro! Dessa forma, você ditará o ritmo do combate, podendo manter a postura e a fluidez nos movimentos.

Guarda

Em qualquer arte marcial a posição de guarda é algo básico e muito trabalhado. Com a evolução do Jiu Jitsu houve um desenvolvimento onde a guarda passou a ser uma posição bastante perigosa. Da guarda aberta, fechada e a meia-guarda, surgiram a De La Riva, Worm Guard, guarda X e muitas outras. É por isso que a arte está em constante crescimento.

Por ser uma arte complexa, os golpes de Jiu Jitsu apresentam muitas variações dependendo da reação do oponente e circunstâncias da luta. Assim como o passador, o guardeiro deve utilizar da ação-e-reação para surpreender o oponente e atacá-lo. Seja para raspar, atacar as costas ou finalizar, não esqueça desse princípio!

Dentre os mais diversos golpes de Jiu Jitsu, é muito importante buscar os que funcionam para você. Assim como não existem duas pessoas iguais, na arte suave a situação é a mesma. Não tentar copiar um outro atleta, mas sim basear-se nele, este é o verdadeiro desafio para aplicar qualquer um dos infinitos golpes de Jiu Jitsu existentes.

Ainda sim é muito importante saber estudar o Jiu Jitsu online. Uma forma muito interessante de trabalhar os golpes de Jiu Jitsu são os drills, ou seja, a repetição dos movimentos. Este é um modo de praticar o que se é aprendido online, uma vez que para aplicar qualquer posição no tatame é necessária muita dedicação e prática.

Drill

Segundo Hélio Gracie a ciência do Jiu Jitsu é a repetição. Ao fazer o mesmo movimento diversas vezes, nossos neurônios criam novas ligações, fazendo com que façamos essa atividade cada vez melhor e mais rápido. Por isso, para realmente aplicarmos um golpe no “rola” com um oponente do mesmo nível devemos praticá-la muitas vezes antes.

É muito importante repetir a posição e treinar novas técnicas, pois só assim aprenderemos cada vez mais desta arte infinita. Em seu tempo, você pode incluir novas posições no seu jogo e evoluir dentro do tatame. Aprendendo apenas 3 posições novas por semana, ao final de um ano de treinos você somará mais de 150 golpes de Jiu Jitsu ao seu arsenal.

#DicaDoMestre nº 3: Repita sua posição preferida!  Se você tem um tempo extra, busque repetir não apenas novas situação, mas aquelas em que você é forte. A prática de drills é uma excelente forma de aprimorar aquela sua técnica  que deixou de funcionar há algum tempo. Talvez assim, você corrija alguma falha que ficou  despercebida!

 

Enviaremos o seu acesso por e-mail. Você terá os primeiros 7 dias grátis! Não precisa de cartão de crédito.

E ai, gostou do post? Dentre os mais diversos golpes de Jiu Jitsu, qual o que encaixa melhor para o seu jogo? Comente aqui! Compartilhe sua experiência na arte suave conosco.

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

7 golpes de Jiu Jitsu que todo lutador deve saber

Deixe uma resposta