fbpx

Provavelmente se você já pisou nos tatames ouvir falar sobre esta posição. Bastante conhecido não só no Jiu Jitsu, o arm lock, ou chave de braço, é uma finalização oriunda do Kodokan Judo. Para aplicar a técnica, o praticante cria uma alavanca para hiperestender o braço do adversário.

Existem diversas formas de aplicar o arm lock na arte suave. Seja da guarda, montada ou 100kg, o princípio para finalizar o oponente é o mesmo.


Arm Lock da Montada

Nossa primeira parada é talvez uma das primeiras posições que o faixa branca aprender ao pisar no tatame. Ainda sim, para adquirir os ajustes desta finalização é necessário muito treino e repetição.

O primeiro passo para aplicar a técnica com eficiência é se sentir confortável na montada. Para isso, manter os pés conectados com o adversário é uma das formas de expor o braço utilizando a força do quadril para o ataque.

Com o oponente desconfortável o próximo movimento será focado em isolar o braço para a finalização. Juntando os joelhos para ajudar nessa tarefa, o arm lock está muito próximo do seu final.

Lembre-se de manter o dedão do adversário para cima, assim a alavanca criada será forte o suficiente para nunca mais perder um arm lock.

Passo a Passo

  1. Estabilizar a montada;
  2. Projetar o quadril para expor os cotovelos;
  3. Escolher e isolar o braço para o ataque;
  4. Cruzar a perna, utilizando seu peso no plexo do adversário;
  5. Laçar o braço e segurar o quadril;
  6. Passar a perna e sentar no chão;
  7. Com o polegar para cima e pressionando os joelhos, subir o quadril criando a alavanca para o arm lock.

Arm Lock dos 100kg

Assim como a posição anterior, neste caso ainda estamos atacando a chave de braço por cima.

Arm Lock da Guarda por Roger Gracie

Se você já buscou atletas que são especialistas na chave de braço, com certeza ouviu falar de Roger Gracie. Para se tornar 10x campeão mundial da IBJJF uma de suas principais armas foi o arm lock e suas variações.

Esse monstro da guarda fechada nos ensina porque esta é uma de suas finalizações mais certeiras. Com estes detalhes você não perderá mais o braço e, finalmente, trabalhará nesta posição de forma bastante agressiva.

Passo a Passo

  1. Fazer a pegada na gola e braço (ou escolher as suas preferidas);
  2. Pisar no quadril do adversário;
  3. Levantar o seu quadril;
  4. Sustentar o quadril com a outra perna em baixo da axila;
  5. Passar a perna na frente do rosto;
  6. Levantar ao quadril para criar a alavanca.

Arm Lock da Guarda Aranha, por Michael Langhi

Não só da Guarda Fechada que o Arm Lock é eficiente. No vídeo a seguir, o tetracampeão mundial Michael Langhi ensina um dos seus ataques preferidos. Segundo ele, esse é um dos botes mais eficientes contra adversários mais pesados, que buscam passar amassando.

Aprenda nesse vídeo retirado da série “A Guarda Impassável e Passagem de Michael Langhi” a surpreender seu adversário com um bote justo partindo da Guarda Aranha.

 

Passo a Passo

  1. Pegadas de Guarda Aranha (2 mangas do adversário dominadas);
  2. Um pé no biceps e outro pé no quadril do adversário;
  3. Sair o quadril para o lado do pé no bíceps (DETALHE IMPORTANTE: Manter a lombar em contato com o tatame!);
  4. Se adversário possui pegada na calça, estourar a pegada a partir do controle do tríceps;
  5. Envolver o braço do adversário;
  6. Passar a perna na frente do rosto e elevar o quadril para finalizar.

EXTRA: Arm lock histórico no MMA

Quem nunca ouviu a frase: “Só o Jiu Jitsu salva!“?

Não sabemos ao certo quando ela surgiu… mas um dos maiores reforços pra essa frase aconteceu em 2002 no Japão. O evento, realizado na capital Tóquio, recebeu um dos maiores públicos da história do MMA, totalizando quase 90mil espectadores no Estádio.

Em uma batalha épica no extinto PRIDE, Rodrigo Minotauro apanhou durante os primeiros rounds e chegou a ser arremassado de cabeça no chão pelo gigante Bob Sapp.

Porém, mesmo muito menor e mais fraco, Minoutauro conseguiu impor o seu Jiu Jitsu. A medida que Sapp cansava, o baiano conseguiu manter-se por cima para finalizar o gigante com um belíssimo Arm Lock!

Confira os highlights dessa verdadeira guerra:


E você? Costuma treinar e aplicar o Arm Lock? Ou possui um outro golpe favorito? Responda nos comentários contribuindo com a discussão! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Arm Lock: Aprenda a atacar a chave de braço de qualquer lugar!

Deixe uma resposta