fbpx

Quem é que não quer ser bom naquilo que gosta? E é lógico que em se falando de luta não é diferente! Para que você aprenda Jiu Jitsu são tantos treinos, disciplina rigorosa, total dedicação… sempre com o objetivo de evoluir. Mas como contribuir para esse crescimento? O que fazer para se chegar lá e se destacar?

Atualmente existem diversas formas de aprender de uma forma mais eficiente. A internet é um exemplo que vem sendo utilizado como alternativa para aqueles que buscam desenvolver uma nova habilidade. Com muito conteúdo online de Jiu Jitsu e das mais diversas áreas devemos estar muito atentos no modelo de aprendizagem que funciona melhor para cada um.

Com isso em mente criamos este post. Buscamos não só oferecer vídeo aulas de Jiu Jitsu, mas também blog posts, documentários e todo conteúdo que seja relevante para o praticante da arte suave. Confira agora algumas dicas que podem contribuir para sua evolução no Jiu Jitsu!

1 – Busque um parceiro com um bom nível para treinar

Em muitas das academias que visitei, encontrei em seus treinos de competição o famoso “treino de grupo”. Seja com 3 ou 4 atletas, neste metodologia os praticantes eram divididos por graduação e peso. Isso ajuda a trazer o treino mais para a realidade da competição, além de ficar claro se suas técnicas estão justas e funcionando.

Por isso, escolha alguém que possua um bom nível para treinar. Muitas vezes alguém que tenha a mesma faixa ou uma menor graduação pode atrapalhar o seu desenvolvimento. Com esta metodologia muitas vezes fica difícil conseguir avaliar sua evolução. É importante que você possa avaliar cada treino e que vá construindo uma melhor defesa a cada treino.

2 – Aprenda Jiu Jitsu com vídeos

O Jiujiteiro é o praticante que vive o Jiu Jitsu lifestyle. Este viciado busca conteúdos da arte suave em páginas no Instagram, vídeos do Youtube e páginas no Facebook. Organizar e transformar isto em hábito pode te trazer grandes benefícios dentro do tatame.

É muito bom para quem deseja se aprimorar assistir a vídeo aulas, lutas de campeonatos e documentários. Você poderá conferir as melhores e atuais técnicas utilizadas pelos melhores da atualidade. Você pode se inspirar e através da prática aproveitar algum detalhe que lhe chamou atenção. Mas lembre-se sempre de planejar seu aprendizado. Assistir a 3 vídeo aulas por semana trará em 1 ano 156 novas técnicas e conceitos para o seu arsenal.

3 – Anote seus pontos fracos e o que mais tem acertado nos treinos

Além do planejamento de treinos também é preciso fazer uma avaliação deles. Olhar para o nosso Jiu Jitsu é muito importante, pois esta é a única forma de saber aonde estamos. Se todos os meus parceiros de treino estão passando a minha guarda, eu devo aprender este fundamento. Avaliando de forma sistemática o meu treino posso evoluir o que está deficiente e potencializar o que está funcionando. Ainda sim, o mais importante é estar atento.

Uma ótima forma de padronizar e transformar esta atitude em hábito é criar um registro de cada treino. Dos pontos positivos e negativos. De tudo que tem errado e acertado. Só é possível corrigir erros se souber no que você está falhando. A cada semana releia tudo para corrigir as falhas e aprenda Jiu Jitsu com os acertos.

4 – Não se atrase, tenha disciplina

Chegar atrasado nos treinos comendo “alguma coisa” com certeza afeta a sua performance no tatame. Para que você aproveite ao máximo o seu tempo na academia e aprenda Jiu Jitsu de forma consistente todas as partes do treino devem ser cumpridas. Seja o aquecimento, posição, específico ou rola, cada modo tem os seus benefícios e aprendizados.

O pré-treino é de extrema importância para a evolução do atleta. Pense na boa alimentação antes do treino, que deve ser com alimentos leves. Hidrate-se bem ao longo do dia e não perca o aquecimento é muito importante para evitar lesões. Cultivar bons hábitos, é importante não somente para o Jiu Jitsu , mas também para a sua vida.

5 – Seja curioso e aprenda Jiu Jitsu mais rápido

Na Série Nicholas Meregali (disponível para assinantes do BJJ Nerd Club), em uma de nossas entrevistas com o campeão mundial tivemos uma grande surpresa. O jovem talento da equipe Alliance afirma que devemos ser eternos faixas branca. Assim como o grande mestre Flávio Behring, que ao completar 70 anos de Jiu Jitsu colocou novamente a faixa branca, estes samurais entendem que para atingir o sucesso devemos estar em constante aprendizado.

Não tenha receio de tirar dúvidas e perguntar, principalmente a seu mestre e com os colegas mais graduados. Aprenda Jiu Jitsu com todos. Seja com alguma técnica que você está tendo dificuldade ou apenas naquela resenha pós treino, todo momento é hora de absorver conhecimento. Você pode se surpreender com algumas simples soluções que eles podem lhe apresentar para resolver problemas que para você parecem complexos.

6 – Faça preparação física

As lesões são quase que um companheiro indesejado do praticante da “arte suave”. Eu mesmo já fiquei algum tempo longe dos tatames devido a “acontecimentos” nos treinos e campeonatos. Por isso devemos sempre pensar na prevenção. Preparar seu corpo fisicamente para uma atividade altamente desgastante como o Jiu Jitsu é no mínimo sensato.

Apesar de muitos não poderem treinar e fazer preparação física, se prevenir deve ter um espaço especial para quem deseja progredir na arte marcial. Trabalhos bem estruturados são muito importantes para melhorar a performance dentro do tatame. Cada vez mais vemos os praticantes de Jiu Jitsu buscam uma alternativa. Seja o Crossfit, funcional ou a tradicional academia, é importante buscar um suporte para minimizar o desgaste e evitar lesões.

#DicaDoMestre nº 1: Preparação física demais NÃO é bom! A preparação física deve suplementar o seu treino de Jiu Jitsu. Portanto, se você chega muito cansado para o tatame, algo está errado. Aprenda mais sobre como otimizar seu gás no Jiu Jitsu neste outro post.

7 – Alimente-se corretamente

Desde que comecei a praticar Jiu Jitsu este foi um dos hábitos que mais mudei. Como vi que precisaria estar bem fisicamente para não tomar tanto amasso, fui obrigado a buscar alternativas para a minha alimentação. Deixei de lado uma dieta baseada em lanches e comidas praticas para buscar um estilo de vida mais saudável.

Uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes indispensáveis para a saúde vão contribuir muito para melhorar seus treinos. De nada adianta muito treino se sua alimentação deixa a desejar. Vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos devem fazer parte de sua alimentação diária para obter sucesso dentro do tatame.

Neste post explicamos como a Dieta Gracie pode potencializar seus treinos.

8 – Pratique muito e aprenda Jiu Jitsu

Para se tornar bom em algo é necessária muita dedicação. Assim como na faculdade que após 4 ou 5 anos adquirimos o diploma, na arte suvae nossa caminhada não é diferente, apenas nosso diploma. Os anos necessários para que você chegue a faixa preta e aprenda Jiu Jitsu obviamente são de muito aprendizado e cada praticante caminha com o seu ritmo.

Quanto mais tempo você estiver presente dentro do tatame, mais você aprende Jiu Jitsu. Não pense que apenas observando você vai evoluir no Jiu Jitsu. A prática leva a perfeição, portanto pratique, pratique e pratique. Este é O Segredo. Busque também aprender com alguém com mais experiência. Procure fazer o melhor e aprenda com seus erros.

Além disso, aproveite seu tempo fora do tatame para aprender. Seja através de vídeo aulas, documentários ou seminários. Assim você irá evoluir um pouco mais a cada dia!

Jiu Jitsu é paixão! Se seu objetivo é crescer e evoluir nessa arte marcial dedique-se e faça o melhor. Certamente colherá bons frutos!

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Aprenda Jiu Jitsu mais rápido com 8 dicas

2 ideias sobre “Aprenda Jiu Jitsu mais rápido com 8 dicas

Deixe uma resposta