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Você é um professor ou dono de academia de Jiu-Jitsu e ainda não aproveita o poder das redes sociais? Ou já usa, porém não consegue alcançar os resultados esperados? Esse guia vai mostrar o passo-a-passo de como usar o Facebook para alavancar o seu negócio.

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O ano passado registrou mais de 102 milhões de brasileiros ativos no Facebook mensalmente. Isso representa aproximadamente 50% da população brasileira buscando a rede para compartilhar suas experiências ou encontrar novos interesses. Desse total, mais de 90% acessa via dispositivos móveis.

Portanto, muitas empresas – seja uma multinacional ou um negócio local – já aderiram a rede social para buscar novos clientes. Segundo os dados do próprio Facebook, existem mais de 3 milhões anunciantes ativos utilizando o Facebook para alavancar sua empresa.

Neste artigo vamos detalhar como criar sua página, o que postar e que público buscar nos seus anúncios. Sem mais conversas, vamos para as dicas:


Crie a uma fanpage para a sua Academia de Jiu Jitsu

A primeira coisa que você deve saber é que um PERFIL e uma PÁGINA são coisas diferentes no Facebook.

Enquanto o perfil é restrito a usuários reais, uma fanpage (ou página do Facebook) é uma página criada especialmente para ser um canal de comunicação com fãs dentro da rede social.

Sendo assim, se você criou um perfil convecional para a sua academia, esqueça! O Facebook pode (e provavelmente irá) bloquear a sua conta e seu trabalho será perdido. Além disso, uma página permite uma interação com infinitos usuários, enquanto o perfil se limita a um máximo de 5.000 amigos.

Portanto, opte por uma fanpage, que pode ser criado facilmente, dentro do seu próprio login pessoal.

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Clique na seta ao lado de suas notificações e vá em “Criar Página” para iniciar o processo.

Outra opção para criar sua página é através do link: https://www.facebook.com/pages/create.php.

Caso você tenha criado um perfil e já está usando o mesmo, dê uma olhada neste artigo. Nele você aprenderá a migrar o perfil de sua academia de jiu jitsu para uma fanpage.

Escolha uma foto ou vídeo de capa adequados para sua Academia de Jiu Jitsu

Se você acredita que “a primeira impressão é a que fica”, invista em uma boa foto de capa. É a partir dela que o seu começará a se interessar (ou desinteressar de vez) por seu produto.

Tente ser sincero sobre o que sua academia oferece. Não ponha, por exemplo, uma foto da família Gracie, se nenhum deles frequenta seu tatame. Opte por algo que remeta originalmente a sua equipe.

#DicaDoMestre nº 1: Invista em um bom vídeo! Lembre-se que a capa do Facebook também permite vídeos. Se possível, edite um vídeo com todas as modalidades que sua academia oferece, além das aulas e dos momentos de descontração do pessoal. Mesmo que você tenha que pagar para tanto, saiba que é um investimento com retorno certo.

Busque seguidores para sua fan-page

Chegamos agora em um ponto crítico da situação. De que adianta uma página bem estruturada se ninguém acessá-la?

A primeira coisa que você poderá fazer é CONVIDAR os seus alunos, amigos e demais praticantes de Jiu Jitsu para curtir sua página. Além disso, estimule os mesmos a convidar mais amigos. Assim, após suas primeiras publicações, você terá possibilidades de interação.

DicaDoMestre nº 2: NUNCA “COMPRE” FÃS! Apesar de parecer tentador as diversas propostas de “comprar seguidores” para sua página, esqueça isso. Você precisar de seguidores REAIS que potencialmente irão interagir com sua página. É fácil identificar uma página com seguidores fantasmas, e isso poderá sujar o nome da sua academia de jiu jitsu.

Outra estratégia eficiente é publicar conteúdo compartilhável. Neste exemplo, pedimos aos nossos seguidores que compartilhassem uma de nossas produções, dá uma olhada nos resultados:

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Conecte-se com o seu grupo o tempo todo

Mantenha seu feed de publicações sempre atualizado!

Vídeos de posição, fotos de momentos especiais, resultados de competição… tudo isso pode se tornar conteúdo. Basta ter um bom celular, acesso a internet e BOM GOSTO, que suas publicações irão engrandecer sua página.

Porém, busque ser sempre original. Não publique sempre aquela mesma foto de formação ao final do treino onde os graduados estão ajoelhados e os demais em pé. Além de deixar o seu feed de notícias repetitivo, você receberá cada vez menos engajamento do público.

Traga posições inéditas, momentos inusitados, vídeos da resenha no tatame… enfim, qualquer coisa que demonstre aos seus seguidores o ambiente de sua academia. Sua página deve ser uma extensão da mesma.

#DicaDoMestre nº 3: Aponte alguém para fotografar/filmar para você. Não dê aula com o celular sempre nas mãos. Além de perder os melhores momentos (você não vai rolar com seus alunos enquanto bate “selfies”, vai?), não é nada legal ver o professor mais interessado em fotografar do que ensinar seus alunos.

Saiba dosar os conteúdos que não venham de sua Academia de Jiu Jitsu

Uma boa estratégia é compartilhar ou criar conteúdo relacionado ao Jiu-Jitsu, mas não necessariamente a sua academia. Vídeos de campeonato, frases motivacionais e piadas de Jiu Jitsu são ótimos exemplos.

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Dá uma olhada nessa publicação do ano passado. Através de uma brincadeira, recebemos centenas de comentários e muitos novos seguidores.

Porém, não exagere. Nunca perca de vista o seu objetivo.

Sua página deve manter a identidade da sua academia. Se o seguidor ver sua página dominada por conteúdo de terceiros, talvez nem entenderá do que se trata a mesma. Lembre-se que o objetivo está em divulgar sua academia e atrair novos clientes, não criar um banco de piadas. Portanto, poste vídeos de posição durante as aulas, momentos de descontração ou o que mais achar necessário.

Seja atencioso e responda seus fãs

A medida que crescer o número de seguidores da sua página, crescerá o número de interações com a mesma.

Fique sempre ligado nos comentários e reposts que suas publicações receberem. Não deixe de respondê-los a tempos ou deixar pelo menos um LIKE em cada um deles.

Além disso, sua caixa de entrada é uma ferramenta importante para o crescimento da sua academia de Jiu Jitsu. Seja rápido em responder todas as solicitações e dê todas as informações possíveis. Cordialidade nas respostas é essencial e um bom português também ajuda!

Essa aba aparecerá a direita de sua página, caso sua TAXA DE RESPOSTAS seja rápida.

Invista em anúncios e posts patrocinados

Já pensou em escolher quem e quantas pessoas irão visualizar sua campanha? Com o Facebook Ads você compra um pacote completo, aonde você escolhe o público-alvo e o número de cliques que você deseja receber!

Pense no seguinte exemplo: Você instala um outdoor em uma rua movimentada da cidade. Porém, quem passa ali? Qualquer um! Desde crianças voltando da escola até trabalhadores ocupados que nem vão notar a presença do seu anúncio.

Agora, se você investir esse dinheiro no Facebook você poderá filtrar esse público muito melhor. Se sua academia é puramente masculina e adulta, você irá apenas atrair HOMENS, da SUA CIDADE, e MAIORES DE 18 anos. No entanto, se você almejar um público apenas feminino, a estratégia muda. Seu anúncio (ou seu post patrocinado) aparecerá para as pessoas que você escolheu, até que você tenha recebido o número de cliques que deseja.

Além disso, o Facebook traça o perfil de todos os seus usuários, e conhece os seus gostos, interesses e costumes. Desde suas curtidas, até as páginas e publicações que você segue. Então esse filtro pode ser ainda melhor. Pense que alguém que apresenta interesse em UFC e ATIVIDADE FÍSICA é um visitante com muito mais potencial do que a grande maioria.

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Como o Facebook sabe disso eu não sei! Mas não vamos deixar de aproveitar desse poder de direcionamento que a rede social proporciona

Incentive a visita a sua Academia de Jiu Jitsu

O objetivo primário de sua página é atrair novos alunos, certo? Então, tenha em mente que cada post deve ser convidativo para que o fã se sinta a vontade de conhecer seu espaço.

Ofereça aulas experimentais, pacotes para novos alunos

Você também pode fazer isso de forma indireta. Crie promoções para que SEUS ALUNOS tragam novos alunos. Descontos na mensalidade ou sorteios de kimono para quem trouxer um amigo para academia costumam funcionar em qualquer lugar.

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Mantenha suas imagens CONVIDATIVAS. Não deixe que suas fotos de final de treino pareçam com um bando de alunos sedentos por novos faixas brancas para amassar no tatame.

Então, se você ainda não está se beneficiando do poder das redes sociais, repense. O Facebook recebe mais da metade dos brasileiros e os seus futuros faixas pretas podem estar te esperando ali!


E você, Nerd: Usa do Facebook para alavancar seu negócio? Conte aqui que estratégias você adotou e se teve sucesso ou não. Podemos te ajudar nessa empreitada!

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Como usar o Facebook para atrair mais clientes para sua Academia de Jiu Jitsu

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