fbpx

Por Claudio João Bucco, Diretor Administrativo e Financeiro da BJJ Nerd

“Se você ficar de olho apenas no lucro, você vai economizar no produto. Mas se você se concentrar em fazer produtos realmente bons, então o lucro virá a seguir.” Steve Jobs

Nosso objetivo neste blogpost é nos ater especificamente a falar sobre como medir o “Lucro” do seu negócio, ou seja, o retorno financeiro que você espera ter sobre o investimento que você fez na sua academia.

Se por um lado “lucro” vem a seguir, como bem disse Steve Jobs, e é uma consequência de como você apresenta sua academia para o seu “cliente” (e é bom lembrar aqui que ELE a cada dia está mais exigente), também é verdade que para sua academia sobreviver, crescer e ter longevidade, ela precisa construir controles financeiros “eficazes” para medir os seus resultados, e lhe dar a garantia da veracidade dos resultados apresentados.


Perguntas que você deve se fazer:

Apesar de parecerem difíceis e complicados, na verdade, os controles financeiros do seu negócio tem o mesmo princípio dos seus controles pessoais, apenas que, numa amplitude legal e de volume maiores.

Para guiá-lo, separamos algumas perguntas que irão clarear a situação do seu negócio:

Como faço para administrar bem as finanças da minha academia?

Bom, administrar finanças tem um conceito só, “ganhar mais do que se gasta”. Ouvi certa feita um ditado que me fez pensar e me ajudou muito na minha vida financeira: “você não fica rico com o que ganha e sim com o que poupa”.

Isso vale para todos os casos, desde uma mesada dos pais de R$ 10,00, até a maior empresa do mundo. O que muda, é a complexidade para administrar a necessidade e/ou vontade de ganhar, e de gastar.

A resposta para essa pergunta, está em uma palavra: “conhecimento”. Ao longo dos tempos, foram criados muito conceitos e controles para que qualquer empreendedor possa ter a certeza de que o negócio dele está sendo lucrativo, necessidade de todo negócio para existir.

Porém seria impossível o empreendedor ter conhecimento de tudo, dado à complexidade do sistema tributário brasileiro. Por isso existem contadores, consultores, Business Coaching e entidades públicas e privadas que orientam pequenos e grandes negócios.

Mas pode ficar tranquilo! No final, conceito básico de todos os controles necessários, são as quatro operações básicas da matemática: + – / *.

Aprenda também Como Atrair Alunos para a sua Academia de Jiu Jitsu usando o Facebook!

o-que-é-lucroQual é conceito de Lucro?

O lucro é considerado todo o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero.

No caso da sua Academia, o lucro é a diferença entre os valores que você recebe de mensalidades e outras receitas que possa ter, e os gastos que precisa para manter a academia em condições ideais para seus clientes.

Como faço a conta do lucro do meu negócio?

Caso você não tenha nenhum conhecimento de contabilidade, a primeira dica é você buscar um bom contador, de preferência que tenha foco em empresas prestadoras de serviços, que é seu caso, para que ele passe os detalhes importantes do seu negócio.

De uma forma simples, vou passar um modelo para que você possa calcular e saber como está financeiramente sua Academia.

Lucro = Receitas (-) Custos (-) Despesas.

Receitas, são todos os valores que entram para a Academia. Já os Custos são os gastos relacionados diretamente com os serviços prestados, ou pelos serviços vendidos. Por exemplo, se você vende uma camiseta, o custo é o valor que você pagou na fábrica por esta camiseta.

pague-o-aluguel
O aluguel, dentre outros gastos fixos, devem sempre ser levados em conta ao analisar seus lucros.

Despesas, são todos os demais valores desembolsados pela academia, para manter sua estrutura de atendimento de seus clientes e as exigência legais.

Importante saber que Receitas, Gastos e Despesas tem o conceito de Fixos e Variáveis. Fixo, porque acontecem todos os meses. Variáveis, acontecem esporadicamente.

Exemplo de Receita Fixa: mensalidades que os clientes pagam todos os meses. Variáveis: Seminário.

Exemplo de Despesas Fixas: Aluguel, Luz, telefone. Variáveis: impostos.

A importância do Livro Caixa

Existem muitos sistemas de gestão financeira para negócios, porém, vou passar uma forma muito simples de você fazer um controle eficaz e saber se seu negócio deu lucro ou prejuízo.

#DicaDoMestre: O mais importante é você registrar todos os valores de forma correta e não “misturar” com os suas finanças pessoais. Este é na minha opinião, um dos maiores erros e um negócio iniciante. Defina um salário (Pró-Labore), para você e controle seus gastos separadamente.

Um “Livro Caixa” ajudará imensamente nesse começo, seja ele manual (modelo abaixo-pode montar no excel ou no papel mesmo) ou através de um aplicativo. http://www.livrocaixa.com.br/pre_cadastro.php.   

Modelo Livro Caixa Manual:

Data: a data do Recebimento (entrada) ou do Pagamento (Saída);

Descrição: descrever dados da Entrada ou Saída;

Entrada: Valor do Recebimento;

Saída: Valor do Pagamento;

Saldo: Valor do saldo anterior + (mais) o Recebimento – (menos) o Pagamento.

                                                        Livro Caixa

Data      Descrição da Receita ou Despesa    Entrada Saída Saldo

10/04/18 Recebimento mensalidade José 150,00 150,00

10/04/18 Pagamento Limpeza academia 50,00 100,00

livro-caixa
Se você é mais tradicional, pode encontrar em qualquer papelaria diversos modelos de caderno para livro caixa.

Assim, ao final de um período que você definir, poderá somar todas as despesas e fazer uma análise que lhe servirá para tomada de decisão sobre estratégias de vendas e gastos.

Também é importante você ter consciência de que se os custos e despesas forem maiores o que as Receitas, sua Academia terá Prejuízo.

O que faço com o resultado do Lucro que meu negócio me propiciar?

“Currency”, moeda em português, significa, na sua origem, “circular”. u seja, quanto mais você circular teu lucro, mais você aumentará o volume dele. E como você o faz circular? Reinvestindo-o!

Sugiro também, que você reserve, antes do Investimento, uma parte do Lucro da sua Academia para Capital de Giro. Como o nome já diz, é um valor que você vai guardar para garantir que, na eventualidade de em um determinado mês, por exemplo, a Academia não conseguir gerar o Lucro esperado, você possa dispor desse valor, para fazer face aos seus compromissos.

Esse valor deve estar aplicado, pois assim, a academia terá mais a receita dos juros que a aplicação render. Sugiro ter entre dois e três meses de seu faturamento como Capital de Giro, e então as sobras reinvestir no seu negócio.

Você pode (e deve) também “Distribuir” o excedente dos lucros (depois do Capital de Giro e dos Investimentos necessários para o crescimento de sua Academia). Afinal, o mérito desse resultado é seu. Isso lhe fará ficar ainda mais motivado para circular os lucros e ver seu sonho se realizando e crescendo consistentemente.

aoj-academia-de-jiu-jitsu

Cuide de seu Ego!

Um dos grandes problemas para qualquer negócio hoje, principalmente nos países das Américas, é que somos influenciados para o consumo. E, para nós, é muito difícil controlar essa influências onde tudo está ao alcance para “comprar”. Com isso, as pessoas se tornaram muito mais exigentes. E isso vai além do conhecimento técnico apurado e da capacidade de gestão para o negócio.

Espero ter colaborado para a Sucesso de sua Academia. Estou feliz pela oportunidade que você está me dando em repassar algum “Conhecimento”, que espero lhe seja útil. Assim, você também está me dando a oportunidade de Retribuir o “Conhecimento” que algum dia, alguém também me passou.

ego-iniciante-jiu-jitsu
O Ego lhe atrapalha não apenas na prática do Jiu Jitsu, mas também na sua gestão financeira e de sua academia!


Você é dono de Academia de Jiu Jitsu? Quer ver mais posts como esse na BJJ Nerd? Então responda nos comentários contribuindo com a discussão! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Gestão de Academias: Como sei se a minha Academia de Jiu Jitsu está dando lucro

Deixe uma resposta