fbpx

Todo praticante de Jiu Jitsu, competidor ou não, conhece histórias de algumas Lutas de Jiu Jitsu épicas. Dos antigos Desafios Gracie, passando pela criação da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu e pelo ADCC, combates inesquecíveis foram travados.

Com tantos momentos marcantes, fica difícil escolher apenas cinco. Porém, cada uma dessas lutas foi escolhida não apenas pela intensidade da luta em si, mas pelo momento e mudança que ela representou.


Ficou curioso? Segue a lista das Lutas de Jiu Jitsu que mudaram o rumo da arte suave:

1996 – Roberto “Roleta” Magalhães vs Wallid Ismail

Campeonato Mundial de Jiu Jitsu / Categoria Meio-Pesado / Semi-Final

O cenário é o aclamado Tijucas Tênis Clube. O Campeonato? Nada menos que o 1º Mundial de Jiu Jitsu.

O primeiro Mundial contava com organização e regras muito diferentes do que conhecemos hoje em dia. Porém, os nomes talvez não sejam desconhecidos por muitos.

Eram tempos em que Hélio “Soneca”, “Megaton” Dias, Royler Gracie, Roberto “Gordo”, Fábio Gurgel, Amauri Biteti, Ricardo Libório, dentre outros vários outros, davam show de Jiu Jitsu ao público carioca.

Enquanto a Gracie Humaitá dominava dentre as categorias mais leves, entre os pesados a presença mais temida era dos alunos de Carlson Gracie.

Porém, entre os meio-pesados a história foi diferente: o recém graduado Roberto “Roleta” era a arma da Gracie Barra para vencer o temido Wallid Ismail, de Carlson.

E assim ele fez: após muita pressão do aluno de Carlson, Roleta surpreendeu a todos no Tijucas. Com uma pegada de costas, após aplicar a sua chamada raspagem Helicóptero, Roleta passou para a final, se sagrando Campeão Mundial na sequência.

2001 – Fernando “Tererê” Augusto vs Márcio “Pé-de-Pano” Cruz

Campeonato Brasileiro De Jiu Jitsu / Categoria Absoluto / Final

Para muitos, não há nada mais motivador no Jiu Jitsu do que assistir Fernando Tererê lutando. Guardeiro, passador e bom de queda, Fernando se adaptava muito bem a qualquer adversário.

Além disso, Tererê foi um dos primeiros atletas a enfatizar a preparação física em seus treinamentos e junto de seus alunos. Não é a toa que essa combinação de técnica com muito preparo fez dele um dos maiores atletas da história.

Nessa luta épica, Tererê venceu Pé-de-Pano, dono de uma das guardas mais temidas da época. O surpreendente desse fato foi ver um peso médio vencendo um dos melhores pesadíssimos da época.

Nos anos seguintes Tererê continuou a lutar na categoria livre, motivando cada vez mais os atletas mais leves a acreditaram na técnica e se aventurarem no absoluto.

2004 – Ronaldo “Jacaré” Souza vs. Roger Gracie

Campeonato Mundial De Jiu Jitsu / Categoria Absoluto / Final

O nosso 3º lugar, em ordem cronológica, é pra muitos a mais famosa luta de Jiu Jitsu de todos os tempos.

Ronaldo Jacaré e Roger Gracie vinham se destacando nas faixas coloridas e haviam chegado com muita força dentre os faixas pretas.

Agora, na elite do Jiu Jitsu, a rivalidade continuava e ambos chegaram com força na final do absoluto.

Foi no final da luta que as coisas esquentaram. Após uma vantagem por pontos e com a luta chegando ao fim, Jacaré protagonizou um dos momentos mais agoniantes da história do Jiu Jitsu.

Dentro de sua perigosa guarda fechada, Roger conseguiu escalar e buscar um justíssimo Arm Lock. Jacaré, com muito coração, não bateu e deixou o braço quebrar para escapar da posição!

Os momentos finais da luta foram polêmicos, com Jacaré administrando a vantagem nos pontos e correndo pelo tatame com o braço quebrado balançando.

No final, Jacaré foi declarado campeão absoluto em seu primeiro mundial como faixa preta, enquanto Roger havia garantido o ouro na categoria.

2012 – Marcus “Buchecha” Almeida vs. Rodolfo Vieira

Campeonato Mundial De Jiu Jitsu / Categoria Absoluto / Quartas-de-finais

8 anos se passaram e muitas mudanças ocorreram, tanto na organização e nas regras dos campeonatos, como na técnicas e estratégia dos lutadores. Além disso, o Mundial de Jiu Jitsu IBJJF agora era disputado em Long Beach, CA.

Para alguns críticos da nova geração, o atual Jiu Jitsu era um retrocesso. Isso porque muitos lutadores venciam lutas de Jiu Jitsu de forma amarrada, garantida por vantagem ou dois pontos, sem buscar a progressão ou a finalização.

Porém, ninguém podia negar que Rodolfo Vieira era um exemplo do Jiu Jitsu progressivo e finalizador. O “caçador de faixas pretas” vinha dominando todos eventos da confederação com um jogo solto e muito justo ao mesmo tempo.

Do outro lado vinha a estrela em ascensão da Checkmat. Buchecha, que apesar do pódio no Mundial passado, não vinha como um dos favoritos para o absoluto. Tanto é que enfrentava o atual campeão ainda nas eliminatórias do absoluto.

No entanto, em uma campanha de tirar o fôlego, Buchecha conseguiu vencer o atual campeão absoluto nos últimos segundos de luta, para o delírio da Pirâmide.

A luta é considerada uma das mais bonitas de todos os tempos, com muitas reviravoltas e progressão por parte dos dois.

Confira esse show de Jiu Jitsu, que mostrou para aqueles que duvidavam da nova geração o quanto o Jiu Jitsu ainda podia ser empolgante:

2017 – Roger Gracie vs. Marcus “Buchecha” Almeida 2

Campeonato Gracie Pro de Jiu Jitsu / Luta Casada

No último lugar de nossa lista, está a luta mais esperada dos últimos tempos, a revanche entre Roger Gracie e Marcus Almeida.

Em 2012 ambos haviam se enfrentado no Metamoris, em uma luta que acabou empatada, porém com um maior domínio por parte de Buchecha.

5 anos depois, os dois lutadores dividiam o topo da lista de Maiores Campeões Mundiais da História, ambos ostentando 10 títulos na faixa preta.

Para o tira-teima, foi escolhido o recém inaugurado evento, Gracie Pro. Diferente do primeiro combate, onde apenas a finalização declarava um vencedor, a segunda luta também contava com o somatório de pontos.

No entanto, Roger Gracie não se importou com isso e encontrou um caminho até as costas do atual campeão absoluto! A luta foi decidida com um belo estrangulamento, que marcou a aposentadoria de Roger Gracie das competições de Jiu Jitsu.


E você, que outras lutas de Jiu Jitsu você poderia adicionar para contribuir com nossa lista? Responda nos comentários contribuindo com a discussão! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

5 Lutas de Jiu Jitsu que todo praticante precisa assistir

Deixe uma resposta