fbpx

Começar no Jiu Jitsu pode ser divertido, mas, com certeza, não é nada fácil. Não é a toa que menos de 10% dos Faixas Brancas se quer um dia chegam à Faixa Azul.

Uma das maiores missões da BJJ Nerd é mudar esse cenário. Queremos que cada vez menos os Faixas Brancas desistam do Jiu Jitsu!

Por isso, durante a turnê BJJ Nerd para a gravação de “O Caminho para o Sucesso“, levamos essa preocupação para 25 das maiores academiais de Jiu Jitsu do mundo.

Dentre as equipes visitadas, perguntamos a alguns dos maiores professores e atletas da história do esporte, que dicas eles dariam a um Faixa Branca de Jiu Jitsu.

Aqui, separamos 5 delas, trazidas por um time seleto de faixas pretas que juntos somam mais de 20 títulos mundiais.

Se você quer conferir o material completo gratuitamente, clique aqui e se inscreva para assistir a “Dicas do Faixa Branca”.

Enviaremos o seu acesso por e-mail. Você terá os primeiros 7 dias grátis! Não precisa de cartão de crédito.

Acredite no Jiu Jitsu

“Eu sempre acreditei no Jiu Jitsu… eu tive várias, decepções, eu tive várias frustrações… e todo mundo tem! Mas eu tinha uma coisa mais forte que tudo isso que é… eu acreditava muito que o Jiu Jitsu podia dar certo! Eu via o benefício que o Jiu Jitsu fazia para mim, o quanto eu gostava daquilo. E o quanto ia ser legal se eu pudesse, um dia, passar isso para as pessoas.”

Fábio Gurgel, 4x Campeão Mundial IBJJF e Head Coach da Alliance Jiu Jitsu.

“Para quem começa a treinar, o importante é acreditar. As vezes eu vejo muita gente que chega no tatame, e ao aprender um Armlock e pensa: “Meu deus, tem todos esses steps (passos)? (…) será que um dia eu vou fazer isso tudo no automático?”. E eu viro e falo assim: “Acredita!”. É só você continuar fazendo e uma hora, quando você olhar, já vai sair automático.”

Bia Mesquita, 5x Campeã Mundial IBJJF e Campeã do ADCC.

Você nunca estará pronto!

“Ninguém está pronto para treinar Jiu Jitsu… Você nunca vai estar pronto! (…) Então você tem só que aparecer, ir lá treinar. E você vai tomar um pau… Vai perder, vai sofrer, vai suar e não vai entender o que está acontecendo. Mas com o tempo você começará a entender. Toda vez que você se vê em um momento de transição, entre o que você é hoje e o que é depois… demora um pouco. Mas a cada 3 meses, você vai ver que há uma evolução. E um investimento feito em você, nunca vai ser em vão!.”

André Galvão, 5x Campeão Mundial IBJJF, 5x Campeão do ADCC e head coach da Atos Jiu Jitsu

Faixa Branca de Jiu Jitsu = Paciência

“A dica que eu dou para o faixa branca é paciência. No começo nada vai fazer sentido e você estará em posições que nunca se viu na vida (…). Mas o Jiu Jitsu é igual a um quebra-cabeças: todo dia você vem aqui você ganha uma peça. Aí no final, você vai juntar essas peças e montar o quebra-cabeças do jeito que você quiser.”

Fabrício “Morango” Camões, Ex-Lutador do UFC e 2x Campeão Mundial No-Gi Master
e head coach da Gracie Humaitá South Bay

“Quando você passa por um certo ponto, tudo fica mais fácil. Eu costumo falar para os meus alunos: “Agora (faixa branca) é a parte mais difícil!” (…) Com o tempo você vai começar a entender a dinâmica do esporte e vai começar a aproveitar e se divertir mais no tatame.”

Letícia Ribeiro, 7x Campeã Mundial IBJJF e head coach da Gracie Humaitá South Bay

Seja um eterno Faixa Branca

“O Faixa Branca é o cara que mais aprende na academia… é o cara mais ansioso, que não vê a hora de chegar o momento dele para poder treinar. Ele aprende todo dia. O que você falar para o faixa branca fazer, ele vai fazer! Você na verdade tem que ser um Faixa Branca forever, ou seja, para o resto da sua vida. Você terá suas faixas, mas, na sua cabeça você tem que ser um faixa branca para estar aprendendo todos os dias. (…) E porquê não ser um faixa branca para o resto da vida?”

Rubens “Cobrinha” Charles, 5x Campeão Mundial IBJJF e 3x Campeão do ADCC.
Enviaremos o seu acesso por e-mail. Você terá os primeiros 7 dias grátis! Não precisa de cartão de crédito.

E aí, o que achou das dicas? Que outros campeões gostaria de ouvir dando às Dicas do Faixa Branca? Responda nos comentários contribuindo com a discussão! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

6 Dicas do Faixa Branca segundo Campeões Mundiais de Jiu Jitsu

Deixe uma resposta