fbpx

Lutar o primeiro campeonato de Jiu Jitsu não é uma tarefa fácil, independente de sua idade ou graduação. Tanto é verdade, que recebemos inúmeros pedidos de dicas e conselhos para quem irá estrear em competições na arte suave.

Primeiramente, se você decidiu tomar a iniciativa e enfrentar os seus medos e inseguranças, parabéns! A caminhada pode ser difícil, mas com certeza será prazerosa.

Mesmo que você não pretenda ser um profissional do esporte, a competição lhe trará diversos benefícios, não só para o seu Jiu Jitsu, mas para o seu dia-a-dia.


Aqui vão então algumas dicas para você se dar bem e se sentir bem ao lutar o seu primeiro campeonato de Jiu Jitsu:

Você nunca estará 100% pronto

“Preciso perder mais peso”

“Minha guarda ainda não é muito boa”

“Quero ganhar mais experiência nessa faixa antes de lutar”

“Não tenho gás para aguentar todo esse tempo”

Muitos iniciantes tem a vontade de competir, porém estão sempre esperando pelo momento certo. A verdade é que se você esperar pelo dia perfeito, você nunca irá competir o seu primeiro campeonato de Jiu Jitsu.

Na verdade, a primeira competição faz parte de sua preparação. É nela que você irá se conhecer melhor e, consequentemente, evoluir. Ganhando ou perdendo, a experiência de estar no tatame é muito mais válida do que estar de fora esperando estar 100% pronto.

Não se importe com o resultado

Você pode estar lutando o seu primeiro campeonato com poucas semanas de treino. Ou mesmo pode ter decidido competir pela primeira vez após ser um faixa preta. Independente do caso, seu foco nunca deve estar em apenas ganhar.

Sua primeira competição servirá para você conhecer o ambiente e se conhecer. Independente do caso, tenha sempre isso em mente: O resultado não é o mais importante. Dar o primeiro passo, experimentar e evoluir que é a grande preocupação!

Conheça as regras

jiu-jitsu-regras
Confira aqui os golpes proibidos, de acordo com a faixa e categoria de idade. (Fonte: IBJJF)

Pode soar óbvio recomendar conhecer as regras. Porém, mesmo que seu professor se preocupe em deixar os alunos por dentro do que é permitido e o que não é, há muito além disso quando você começa a competir.

As regras do Jiu Jitsu não são simples, e podem variar de competição para competição.

Quem conhece as regras tem muito mais chance de sair vitorioso (ou mesmo de não se machucar) de sua primeira luta. Não é difícil ver alguém perdendo e até mesmo sendo desclassificado por um simples descuido. Por isso, não deixe de se atualizar com as regras da competição.

As regras do Jiu Jitsu não são simples, e podem variar de competição para competição. Apesar de a maioria seguir as regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, muitos campeonatos adaptam a mesma ou possuem regras próprias. Por isso, é importante se informar com a organização qual o sistema de regras utilizados.

Você pode conferir o Livro de Regras da CBJJ clicando aqui.

Descanse bem antes do seu Primeiro Campeonato de Jiu Jitsu

Um dos maiores erros que vemos em “lutadores de primeira viagem” é a falta de descanso. Isso porque muitos acreditam que quanto mais treinarem naquela última semana, mais bem preparado estarão.

Então, o sujeito que costumava treinar 2x na semana decide treinar de segunda a sexta naquela semana. No dia da competição, o mesmo acumula uma fadiga de uma carga de treinos da qual não está acostumado. Toda essa fadiga, somada a adrenalina da competição, geram um resultado desastroso.

jiu-jitsu-descanso
Mantenha seu corpo ativo, mas sem fadigar. Aposte em técnicas como alongamentos, yoga, caminhada e banheiras de gelo nas vésperas do campeonato para acelerar sua recuperação.

Se você quer saber como se recuperar bem após sua sessão de treinos, leia este outro post.

#DicaDoMestre: Você não fica melhor de uma semana para outra. Então, reserve a semana pré-campeonato para apenas manter-se ativo. Diminua a intensidade e o volume de treinos. Mantenha-se ativo, porém não se exponha à fadiga e diminua as possibilidades de lesão.

Um bom aquecimento é fundamental

É muito comum ver em algumas academias, especialmente entre os mais graduados, começar o treino direto com um rola. O que nem sempre é errado, já que uma das melhores formas de se aquecer para uma atividade é praticando a mesma em baixa intensidade.

Porém, se você vai competir, a coisa é diferente. Isso porque o seu adversário não vai “rolar solto” com você na primeira luta. Desde a primeira pegada no kimono, a intensidade da luta muito provavelmente estará alta.

Portanto, o aquecimento é indispensável. Esteja na área de aquecimento no máximo 20min antes de sua luta para começar os trabalhos. Eleve a frequência cardíaca, mobilize as articulações e, principalmente, “aqueça sua mente”.

É claro que você não deve exagerar no aquecimento. Essa etapa pré-luta deve ser reservada pra preparar o corpo e nunca para fadigá-lo. Se possível também, faça drills ou até mesmo dê um rola como parte do aquecimento. Isso tudo irá manter seu corpo e mente alinhados e prontos pro combate.

Aprenda a dosar sua energia

Mesmo que você tenha descansado bem no dia anterior e aquecido bem antes da primeira luta, seu “gás” dependerá fortemente desse terceiro fator: controle de energia.

É muito provável que, quanto mais graduado você for, mais fácil fica entender esse conceito. Porém, se esse é o seu primeiro campeonato, independente de faixa, dosar energia não será uma tarefa fácil.

Algumas dicas como aproveitar posições seguras para descansar e relaxar as mãos enquanto o seu adversário não estiver tentando “estourar” suas pegadas podem te ajudar muito a salvar o seu “gás”.

Além disso, tente limpar a mente de pensamentos. Muitas vezes quem cansa primeiro não é o menos preparado fisicamente, mas sim aquele menos preparado psicologicamente.

Seja humilde na vitória e na derrota e aprenda com todas oportunidades

Humilde-na-derrota

Não seja aquele cara que comemora exageradamente ao vencer ou que xinga e sai irritado por ser finalizado.

Independente da situação de luta, respeite o momento de seu adversário. Agradeça-os ao final de cada combate. Não conte vantagem nem faça brincadeiras de mal gosto.

Ser respeitoso no tatame dá uma boa impressão à sua pessoa. Se você pretende lutar mais campeonatos, mantenha uma relação amigável com todos os envolvidos e seja humilde independente de seus resultados. Você fará muito mais amigos e terá muito mais oportunidades de evoluir dessa forma.

E aí, o que achou das dicas? Espero que esse post tenha te impulsionado a tomar a iniciativa de lutar o seu primeiro campeonato de Jiu Jitsu. Se sim, volte aqui e nos conte como foi sua experiência!


E aí, o que achou das dicas? Espero que esse post tenha te impulsionado a tomar a iniciativa de lutar o seu primeiro campeonato de Jiu Jitsu. Se sim, volte aqui e nos conte como foi sua experiência!

Agora, se você já luta campeonatos de Jiu Jitsu, contribua com a discussão. Deixe nos comentários suas dicas para contribuir com os iniciantes! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Tudo que você deve saber antes do seu Primeiro Campeonato de Jiu Jitsu

Deixe uma resposta