fbpx

Para quem treina a arte suave listar os benefícios do Jiu Jitsu seria uma tarefa simples de ser realizada. Porém, para quem nunca sequer pisou no tatame, a história pode ser diferente. A maioria dos praticantes do esporte são felizes, alegres, confiantes, disciplinados e estão em dia com a forma física e com saúde. Muitos praticantes afirmam que o Jiu Jitsu foi um divisor de águas em suas vidas.

Com o famoso jargão “O Jiu Jitsu salva”, quem vive esse estilo de vida afirma que jamais deixará de praticar o esporte. Mesmo com a correria do dia-a-dia, os amantes da arte buscam sempre reservar um espaço na sua agenda para estar no tatame.

Ao vestir um kimono sua vida nunca mais será a mesma. Confira a seguir quais alguns dos muitos benefícios do Jiu Jitsu.

Enviaremos o seu acesso por e-mail. Você terá os primeiros 7 dias grátis! Não precisa de cartão de crédito.

6 benefícios do Jiu Jitsu

1. Corpo bonito com muita saúde

Um dos benefícios do Jiu Jitsu se deve pelo fato deste ser um esporte com um alto gasto energético, diferente do que muitos pensam, não é apenas chegar a academia e praticar a arte, tanto em pé, como no solo. Antes da parte técnica é necessário todo um aquecimento e preparação aeróbica, que faz com que os praticantes queimem bastante calorias de forma saudável e com isso cheguem a um corpo bonito e com muita de saúde.

E a intensidade continua mesmo após o aquecimento. O “rola” – como é chamado o treino simulado do Jiu-Jitsu – mantém uma alta intensidade energética. Não apenas o cardio é exigido, mas também as fontes anaeróbias. Logo, além de queimar calorias, treinar Jiu Jitsu também lhe dará um empurrão a mais na criação de fibras musculares.

No entanto, para abusar desse benefício, é essencial manter uma boa alimentação. Dessa forma, o gasto energético será mantido e o corpo não fadigará tão facilmente. Neste post, explicamos melhor para você O que comer antes e depois dos treinos.

#DicaDoMestre Nº1: Não faça dieta! A reeducação alimentar é o melhor caminho para quem quer aproveitar os benefícios do Jiu Jitsu. Aprender a comer o que te faz bem fará você chegar muito mais longe no tatame e com muito gosto.

2. Alivio do estresse

Todos conhecem o lema, nada melhor do que fazer algo que nos dê prazer após um estressante dia de trabalho, não é mesmo? No Jiu Jitsu é exatamente isso que acontece. Após um dia puxado, os praticantes vestem o kimono para relaxar a mente enquanto exercitam o corpo.

Há um ditado conhecido no meio do Jiu Jitsu que diz:

 

Deixe seus problemas no mesmo lugar em que deixa os seus sapatos: fora do tatame!

Ou seja, para praticar corretamente o esporte, o aluno precisa estar atento e focado na aula. O que faz com que todos os problemas externos sejam esquecidos, proporcionando assim uma alivio do estresse, o que gera bem-estar, alegria e satisfação. Com o Jiu Jitsu, dias ruins passam a terminar bem e dias bons passam a terminar com chave de ouro!

3. Maior autoconfiança também é um benefício do Jiu Jitsu

Quando estamos um pouco pra baixo, lemos e recebemos diversos conselhos para resolver essa situação. No entanto, a maioria deles não são nada práticos: “Você tem que se gostar!”, “Confie no seu potencial!”, “Pense positivo”, entre outros tantos. Que tal utilizar do Jiu Jitsu como ferramenta para o seu desenvolvimento pessoal?

Os desafios do esporte são recheados de momentos de superação. Ao vencer uma luta na academia ou até mesmo em um campeonato de Jiu Jitsu, o atleta desenvolve a confiança em si próprio e pode levar isso para a sua área profissional e também pessoal. Na arte suave são desenvolvidas a autoconfiança e autoestima, não só no tatame mas em todos os campos da vida.

Portanto, tenha a certeza que dar o primeiro passo em um tatame lhe fará uma pessoa muito mais confiante.

4. Respeito pelas pessoas diferentes

Uma academia de Jiu Jitsu reúne diferentes tipos de pessoas. Uns com menos dinheiro outros com mais, um católico e outro espírita e muitas outras características diferenciam os praticantes da arte suave. Porém ao vestirem o kimono e entrarem no tatame, tudo é deixado de lado.

Dentro de nossos trajes todos convivem nos treinos em harmonia e tranquilidade. Sendo assim, é possível afirmar que um dos principais benefícios do Jiu Jitsu é que os praticantes aumentam suas doses de respeito e aceitação com pessoas que são diferentes de si. Afinal de contas, somos todos o Jiu Jitsu!

Quer aprender Jiu Jitsu mais rápido? Acesse nosso post e veja os 8 passos para evoluir mais rápido no Jiu Jitsu.

5. Novas amizades

Além de aprender a respeitar pessoas que possuem diferenças, a academia de Jiu Jitsu é um ótimo lugar para se criar laços firmes de amizade. Afinal, ao final de uma sessão dura de treinos, os dois praticantes que antes tentavam se estrangular, são, na verdade, grandes amigos!

Os primeiros dias em uma nova academia podem parecer intimidadores. Porém, ao longo de algumas semanas, você começará a ver no instrutor e nos colegas de treino um novo valor. Essas pessoas, antes estranhas, irão se tornar sua nova família! Você os encontrará não apenas nos treinos regulares, mas em graduações, campeonatos, seminários e confraternizações da academia.

Com o crescimento do esporte há muitos praticantes espalhados pelo mundo. Por isso, fazer novas amizades dentro e fora do tatame é uma das coisas que mais recorrentes nas academias, campeonatos ou em eventos de Jiu Jitsu ao redor do globo. Viajar é algo muito bom e traz grandes aprendizados, ainda mais se for para praticar a arte suave.

Nós do BJJ Nerd, fazemos novos amigos todos os dias através do Jiu Jitsu. Seja durante as parcerias e gravações ou mesmo pelos comentários no blog e nas mídias sociais. Portanto, o Jiu Jitsu oferece a possibilidade de criar amigos não apenas dentro da sua academia, mas em qualquer canto do mundo!

#DicaDoMestre Nº2: Expanda seus horizontes! Vai viajar para outra cidade? Coloque o kimono na mala e visite outras academias ou campeonatos. Essa é uma ótima forma de fazer novos amigos e aproveitar este benefício do Jiu Jitsu.

6. Abandone os vícios e viva os benefícios do Jiu Jitsu

Cigarro e álcool são grandes vícios presentes na vida de muitas pessoas. Uma pessoa que fuma, por exemplo, para evoluir dentro do esporte precisará diminuir ou então cessar o uso de cigarros. O mesmo acontece com o álcool e outras atitudes que prejudicam a sua saúde. O Jiu Jitsu é uma ótima maneira para que as pessoas larguem o que faz mal para o seu desempenho.

Logo, se você busca mudar seus hábitos e viver uma vida saudável, pode ter certeza que encontrará no tatame um grande facilitador. Você conhecerá histórias de superação através do Jiu Jitsu que te impulsionarão a abandonar de vez tudo aquilo que te põe pra baixo!

Sem sombra de dúvidas o Jiu Jitsu é um esporte completo, muito admirado, respeitado e também praticado por muitas pessoas. Quem começa a praticar costuma se viciar no Jiu Jitsu lifestyle, aproveitando tudo o que há de bom no esporte. E estas são apenas algumas das maravilhas que esse esporte e estilo de vida podem trazer para você.

Você prática a arte suave? Quais foram os benefícios do Jiu Jitsu para você? Conte sua história pra gente utilizando os comentários.

Enviaremos o seu acesso por e-mail. Você terá os primeiros 7 dias grátis! Não precisa de cartão de crédito.

6 benefícios do Jiu Jitsu que farão você treinar agora

21 ideias sobre “6 benefícios do Jiu Jitsu que farão você treinar agora

  • 2017-03-08 em 00:19
    Permalink

    O jiu me trouxe confiança, respeito amizade . Hoje dou aulas de Jiu e tento passar p meus alunos a disciplina dentro e fora do tá Tatame.oss

  • 2017-03-01 em 11:32
    Permalink

    Na verdade qualquer atividade física possui, se não todas, a maioria destas vantagens… Artes marciais possuem o “plus” do autocontrole! Para quem pratica ou praticou sabe que às vezes no treinamento ou em competição as coisas podem esquentar… e é neste momento que mede e releva! Não que as coisas não esquentem em outros esportes, em especial todos os de contato possuem este “atributo”, eu que já joguei handebol sei bem o que é cotovelada, joelhada, beliscão e etc… Mas… esporte é tudo de bom! Seja em grupo ou sozinho em uma quadra, tatame, no mar ou em montanha!

  • 2017-02-27 em 10:31
    Permalink

    Eu pratiquei mts anos o Judô e parei um tempo. Ao retornar comecei a procurar uma academia para retornar então foi que encontrei a Team Nogueira bem pertinho de mim. Entrei pelo Judô mas como la é oferecido uma diversidade lutas acabei experimentando o Jiu-Jitsu e me apaixonei. Hoje sou uma praticante fiel. Enfrentei mts dificuldades de saúde e os médicos diziam que por causa da coluna não conseguiria mais voltar aos tatames. Mas o esporte me ajudou a e nrijecer os músculos e desde que reiniciei não tive mais crise alguma.
    Pratique Jiu Jitsu! Oss

  • 2017-02-26 em 21:28
    Permalink

    Não pratico mais sei da importância desse esporte e os benefícios que ele trás. Na família tem pessoas que praticam.
    A todos vocês que fazem parte da família jiu-jitsu o meu carinho e respeito por todos. Bomfim contador da empresa compressa

  • 2017-02-26 em 11:34
    Permalink

    Eu estava sem motivação não tinha ânimo
    Estava com um corpo que não estava legal 84 kilo com aquela barriga de chop um amigo de serviço me fez o convite e fui hj estou com 74 kilo muita mudança no corpo auto estima top amor pelos treinos sai pra corre nos dias que não tenho treino tudo ótimo disposição lá em cima filia de mais só tem agradecer (jiu jitsu ) e meu mestre amigo de mais e parceiros de treino oss.

  • 2017-02-25 em 15:18
    Permalink

    Tenho 67, quase 68 e treino no limite das minhas possibilidades. Em Nov passado peguei a preta de judo com o Mestre Miura, 9o Dan, radicado em Brasília e medalhista de ouro em Pan Americano, 5 vezes campeão brasileiro, inclusive no absoluto, com 65 kg!
    No jiu, Rodrigo Antunes, hoje radicado nos EUA foi meu mestre e mesmo distante, mantemos o aprendizado e a camaradagem.
    Na academia do Miura em Brasília, as 3a e 5a feiras ao meio dia, e treino de chão com participação de judocas e jiujtsos em perfeita sincronia, trocando experiências. Todos aprendem e se respeitam muito. Se não fosse assim, como com 68 anos poderia eu treinar com atletas de 20,30, 40 e 50 anos? Oss!!

  • 2017-02-25 em 14:46
    Permalink

    Me trouxe muitos benefícios como a perca de peso, tenho 1,70 e cheguei a pesar quase 100 kg agora tenho 80,0 kg e o principal benefício qua ate minha mulher e minha filha gostaram foi o vício de bebê e fumar hoje fazem 3 ano que não fumo e nem bebo graças ao JJ me deixo menos ansioso até hoje prático depois do trabalho indico e recomendo.

  • 2017-02-25 em 06:24
    Permalink

    Bom dia, sou pai de campeão mundial, e temos uma equipe de campeões pelo mundo, a Fight Sports, temos como espelho o Cyborg ( Roberto Abreu Filho, hoje mora nos USA, e tem varias academias espalhadas pelo Globo ,
    Esse esporte nos traz muita satisfação e alegria, nos tatame e fora, pois consigo vivenciar diariamente a evolução dos alunos atletas, podemos dizer assim, pois, o treino exige muito preparo físico ,mental e auto confiança,..
    Sinto no dia dia dos treino deles ,cada vez mas a vontade de vencer nos treinos e na vida e se tornar uma pessoa melhor nos comportamentos em relação os amigos e é na sociedade em geral em fim o Jiu-jítsu só traz a vontade de emergir de dentro para fora a vantagem de valorizar a vida saudável e principalmente transmitir para as pessoas quanto é saudável praticar…
    Confesso que sou um paizão apaixonado pele arte suave Oss

  • 2017-02-24 em 20:19
    Permalink

    Vixi dispensa comentários..tava com a pressão alta fui no médico ele me disse ou vc mudar seus hábitos alimentares e pratica uma atividade física ou vc vai morrer …como já tinha praticado judô e sempre tive vontade d fazer Jiu,num pensei 2 vezes….hoje após quase 3 anos depois e com quase 20 kg a menos e com muito mais disposição e auto confiança num consigo ver a minha vida sem Jiu Jitsu

  • 2017-02-24 em 20:18
    Permalink

    Vixi dispensa comentários..tava com a pressão alta fui no médico ele me disse ou vc mudar seus hábitos alimentares e pratica uma atividade física ou vc vai morrer …como já tinha praticado judô e sempre tive vontade d fazer Jiu,num pensei 2 vezes….hoje após quase 3 anos depois e com quase 20 kg a menos e com muito mais disposição e auto confiança num consigo ver a minha vida sem Jiu Jitsu

  • 2017-02-24 em 17:27
    Permalink

    Amo esse esporte através dele deixei uma vida de dependência química de 6 anos vivo o jiujtsu a 4 estou livre agradeço a esse esporte tudo mudou parte física mental disciplina respeito e muitas amizades aconselho aos pais incentivar seus filhos a esse esporte que muda a vida oss Bjj !!!! Manaus

  • 2017-02-24 em 11:14
    Permalink

    Bom dia!

    Sou praticante de Jiujitsu fazem 5 anos, eu estou com 48 anos e participo de campeonatos, sou faixa roxa, no ano de 2016 lutei em 28 e medalhei em todos, o Jijitsu, é uma paixão, só quem começa a fazer sabe explicar, sempre faço muitos amigos através do jiu em campeonatos que participo, em academias que visito, tenho confiança nas coisas que faço, não tenho medo de andar na rua em qualquer lugar, minha saúde é muito boa por conta do jiujitsu, já que tenho uma ponte de safena na perna direita, quem quiser ver um pouco mais de minhas conquistas e minha alegria, o meu face aberto é Pedro Amado.

  • 2017-02-23 em 15:51
    Permalink

    Era uma pessoa sedentária com má alimentação e me tornei diabético por isso e o jiu Jitsu me fez mudar de vida ,estou no início ainda mas ja me considero um atleta e vencedor.quero agradecer a equipe Eduardo Borges aqui de Londrina pelos ensinamentos,obrigado!#ebjjt

  • 2017-02-23 em 12:23
    Permalink

    Tenho uma leve deficiência física antes de práticar judô e jiu jitsu só vivia em casa depois que comecei a praticar os dois minha vida se transformou o que dizer fiquei viciado no esporte todos os dias chego antes do treino começar minha parte física melhorou de uma forma espantosa nem imaginei fazer o que hoje estou conseguindo realizar minha alta estima nunca teve tão alta em toda minha vida tenho 36 anos so pra possam ter idéia pratico os dois à um ano e dois meses agradeço a deus por ter conhecido esse esporte oss .

  • 2017-02-23 em 00:25
    Permalink

    Mto bom, não vivo sem jiu-jitsu, qualidade de vida!. Todo dia vc tem desafios alem de queimar calorias. Jii-jitsu é o xadrez do corpo e mente, se não raciocinar sera finalizado, Rsrs

  • 2017-02-22 em 20:29
    Permalink

    Minha massa era 88 Kg e hoje participo de competições na categoria leve, ou seja, 76 kg com kimono. Oss

  • 2017-02-21 em 19:10
    Permalink

    Alto controle, muito bom perdi peso .confiança.ajuda em tudo.jiujitsu tudo de bom

Deixe uma resposta