fbpx

A equipe que você treinava fechou? Você está se mudando e quer procurar uma nova equipe para treinar? Ou você decidiu mudar sua vida para sempre e receber os benefícios do Jiu Jitsu? Seja qual for o seu motivo, escolher uma nova academia de Jiu Jitsu pode ser um trabalho difícil. Em meio ao crescimento que o esporte vive nos últimos anos, são inúmeras as academias de Jiu Jitsu espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. E se você deseja escolher uma nova academia para treinar, deve gastar um tempo especial em analisar todas opções. São diversos os critérios que vão fazer você escolher a academia de Jiu Jitsu ideal para você. Essa pode ser uma escolha muito particular. Porém, nós elegemos alguns pontos fundamentais para ajudá-lo a escolher o seu novo tatame. Segue as dicas:

1 – Conheça seus objetivos e busque turmas

Antes de tirar a dúvida entre qual academia escolher, reflita: quais são os seus próprios objetivos com o Jiu Jitsu? Você é um atleta profissional ou apenas pratica 2 vezes na semana? Qual sua idade, gênero e peso? Qual a sua graduação? Se você entrou no Jiu Jitsu para perder peso, talvez aquela academia com um aquecimento mais “puxado” seja a ideal. Já se você busca aprender defesa pessoal, as mais tradicionais seriam ideais. Se você pesa 60 quilos, não irá gostar de treinar apenas com caras mais pesados que você. Se você é mulher, vai preferir treinar com outras mulheres também.

Iniciante academia de jiu jitsu
Se você é iniciante, busque uma academia que vá poder te ensinar os fundamentos!
Esses são alguns perfis dos praticante de Jiu Jitsu. Busque traçar o seu antes de tudo! Com isso em mente, você poderá seguir para o próximo passo.

#DicaDoMestre nº 1: Escolha a sua turma!  Se você está começando, uma academia de Jiu Jitsu com um horário de iniciantes pode ser a sua melhor escolha. Assim você passará pela metodologia de iniciação e terá maiores chances de evoluir. Além disso, treinar com outros faixa branca fará você ver como está a sua evolução na arte suave.

2 – Compare o perfil da academia de Jiu Jitsu com o seu

Depois de entender o seu perfil, você irá tentar conhecer o perfil da academia de Jiu Jitsu. Só assim você poderá selecionar aquela que vai responder melhor para você. Com a expansão do Jiu Jitsu, encontramos diversas formas de ensinar a arte suave na atualidade. De nada adianta você, por exemplo, querer aprender defesa pessoal se está em uma academia que foca apenas na competição. Portanto, compare a “cara” da academia de Jiu Jitsu com a sua. Assim você poderá se assegurar que escolheu o lugar certo!

#DicaDoMestre nº 2: A primeira impressão é a que fica!  Nada como visitar a academia e ver como o professor e demais alunos te tratam. Uma boa academia será acolhedora com os bons alunos.

3 – Quem é o seu professor?

Hélio Gracie Faixa Vermelha Jiu Jitsu
Infelizmente não podemos treinar mais com GM Hélio Gracie
E para conhecer uma academia de Jiu Jitsu, nada melhor que conhecer o “mestre”. Portanto, procure saber quem é o professor responsável por essa academia. Saber qual a bandeira que esse professor defende e de quem ele recebeu sua faixa-preta poderá te ajudar nessa decisão. Um professor legítimo não esconderá de você suas raízes, e não terá problemas em explicar, caso você perguntar de forma respeitosa. Além disso, tente saber quem ele é na “vida real”. De nada adianta você aprender com um faixa-preta campeão mundial que tem o costume de arrumar brigas e agir de má fé nas ruas. Portanto, um verdadeiro Jiujiteiro irá ser respeitoso não só no meio do Jiu Jitsu. Ele manterá sua integridade em qualquer aspecto da vida. Portanto, não fique acanhado em fazer perguntas. Descubra tudo aquilo que pode sobre o professor da academia. Muito provavelmente, ela será um reflexo do mesmo!

4 – Limpeza é fundamental em uma academia de Jiu Jitsu

Lembre que a academia que você escolher será seu segundo lar pelos próximos meses. E “rolar” em um tatame  imundo não é nada agradável, não é mesmo? Mesmo que você ache que isso é besteira, ao longo do tempo essas situações poderão te incomodar. Além da parte estética, a sujeira pode ser prejudical à sua saúde. Uma academia de Jiu Jitsu com muita poeira, por exemplo, poderá afetar seus pulmões. Principalmente se você tiver doenças respiratórias como renite. Além disso, é muito comum a infecção por bactérias e fungos em tatames não-higienizados.

Limpeza no tatame Jiu Jitsu
A limpeza no tatame é uma responsabilidade de todos!
Por isso, faça questão de escolher um lugar limpo desde já!

#DicaDoMestre nº 3:Se você perceber alunos andando de tênis ou comendo em cima dos tatames, fuja!  Provavelmente o seu professor não liga muito para a limpeza. Sem dúvidas, também verá excesso de cabelos e pelos, manchas de sangue que evidenciaram a sujeira do local.

Seu filho ainda não pratica Jiu Jitsu? Então leia esse post agora!

5 – Tamanho da academia de Jiu Jitsu

Um ponto bastante importante a se observar é em relação ao tatame. Assim como no futebol, a área para a prática de Jiu Jitsu influencia diretamente o seu treino. Um tatame de 100 metros quadrados, segundo Fábio Gurgel, pode comportar 20 alunos. Desse modo, um praticante a cada 5 metros quadrados é o ideal para que o treino flua bem.

Academia de Jiu Jitsu Gracie
Uma academia de Jiu Jitsu ideal valoriza o espaço dos seus alunos!
Seja na hora do rola ou de fazer a posição, uma das piores coisas é ficar esbarrando na dupla ao lado. Além de correr o risco de ocorrer uma lesão, isso vai interferir nas técnicas que você vai usar. Passar a guarda abrindo o leque pode ser algo bastante perigoso em uma academia de Jiu Jitsu muito cheia.

6 – Qualidade técnica e de ensino

Não apenas a estrutura física da sua nova equipe é importante. Sua estrutura técnica é fundamental para mantê-lo evoluindo no longo prazo. Procure referências sobre as habilidades do professor e dos alunos. Apesar de medalhas não comprovarem muito, saber se a equipe tem bons resultados nas competições já é um pontapé inicial. Além da qualidade técnica, é importante verificar se o professor domina a arte de ensinar. De nada adianta um professor que sabe executar as técnicas com maestria, mas que não possui qualidade para passá-las aos alunos. Qualquer um pode ensinar… Mas são poucos que conseguem fazer com que o aluno aprenda com facilidade! Novamente, busque assistir uma aula ou outra. Foque sua atenção no momento da demonstração da técnica. Se a explicação for demasiada complicada ou a maioria dos alunos esteja com dificuldade em reproduzir a técnica, é provável que a qualidade de ensino não esteja tão apurada.

A academia de Jiu Jitsu ideal para você

Portanto, resumindo este post, criamos 6 perguntas relacionadas a cada um dos tópicos que apresentamos. Busque respondê-las da forma mais detalhada possível, para que essa escolha seja certeira:

    1. Qual o seu perfil de aluno?
    1. Qual academia desenvolve o seu perfil com maestria?
    1. Quem é o professor responsável por esse tatame?
    1. Como é a qualidade da limpeza dessa academia?
    1. Esse tatame é será grande o suficiente?
  1. Que nível técnico essa equipe apresenta?

Realmente não é nada fácil escolher uma academia de Jiu Jitsu. Além desses 6 passos, diversos outros quesitos devem ser analisados para suplementar sua escolha. Ainda assim, esperamos ter ajudado você com esse direcionamento! Se você ainda não encontrou, não desista! Faça visitas, aulas experimentais, converse com o professor e com os alunos e peça referências a conhecidos. A academia de Jiu Jitsu ideal para você estará te esperando de braços abertos.

E aí leitor, o que achou das dicas? Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Academia de Jiu Jitsu: 6 passos para escolher a ideal para você

Deixe uma resposta