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É comum que, durante as festas de fim de ano, o ritmo de treino da maioria diminua.

As confraternizações de família e amigos, além das viagens de férias e demais compromissos fazem com que o praticante treine menos, ou mesmo pare de treinar durante um tempo.

Além disso, muitas academias entram em recesso. E mesmo naquelas que continuam funcionando, o fluxo de alunos é inevitavelmente menor.

Então chega o momento de retomar a rotina e muitos se frustam por não estarem rendendo como antes.

Por isso, o post de hoje trás algumas dicas para você retornar aos treinos da melhor forma agora em 2019.

Saber descansar é importante…

Para grande maioria dos praticantes comuns, é inevitável que esse período mude a rotina de treinos.

Porém, isso não é, necessariamente, uma coisa ruim.

Após um longo ano de trabalho, é importante um período para descansar o corpo e a mente.

Parar – ou diminuir o ritmo – durante o fim de ano permite que as pequenas lesões se curem.

Além disso, um bom descanso reativa a motivação que muitas vezes está baixa quando nos aproximamos dos últimos meses do ano.

#DicaDoMestre: Moderação é essencial! Não há nada de errado em sair um pouco da dieta durante essa época. Então, não se prive daquele banquete de Natal ou de uma cervejinha ou outra. Porém, tenha em mente que quanto mais você exagerar, mais demorado será para retomar ao ritmo anterior.

… Mas saber retornar é mais importante ainda

Porém, chegará uma hora em que você terá que voltar aos trilhos e começar o plantio dos seus objetivos para 2019.

Esse momento de transição é crucial para o sucesso – ou fracasso – do seu novo ano que vem pela frente.

Isso porque, dependendo da duração e intensidade do seu descanso, a volta pode ser dolorida e frustrante.

Cada dia sem treinar será sentido na hora que você der o primeiro rola. As pegadas não estarão tão firmes e o gás com certeza acabará mais cedo do que você imagina.

No entanto, não se frustre. Esse é um processo natural, e logo mais você estará rendendo da mesma forma – ou até melhor – do que estava antes.

Não exagere nas primeiras semanas

Portanto, antes de mais nada, aceite sua condição atual. Treine inteligente e não queira forçar demais durante sua volta, pois isso pode ser fatal.

Aqui vão algumas dicas para você ajudar você nesse período:

  • Não dê 100% em seus rolas durante a primeira semana e aumente a intensidade gradativamente.
  • Esteja psicologicamente preparado para apanhar e render menos do que costuma.
  • Se você pratica musculação ou faz qualquer outra preparação física, escolha cargas menores nos exercícios.
  • Volte a dieta gradativamente. Qualquer dieta de choque será difícil de manter e levará a frustração.
  • Beba muita água. A hidratação ajuda a desintoxicar o corpo e aumenta a recuperação entre os treinos.
  • Faça alongamentos e treinos reparativos, como Yoga e Ginástica Natural. Sua mobilidade com certeza estará reduzida, portanto, foque em recuperá-la gradativamente.

Comece 2019 da melhor forma!

Se você seguir essas dicas, logo mais estará novamente recuperado e motivado para um novo ano de treinos.

Esse período de transição pode durar poucos dias ou até um ou dois meses. Portanto, é essencial você sentir seu corpo e entender a hora de aumentar intensidade.

Treine inteligente, antes de voltar a treinar duro.

Dê o seu melhor e alcance todos seus objetivos em 2019!

Agora quero saber de você! Exagerou nas festas ou se manteve focado e treinando durante o final de ano? Responda nos comentários contribuindo com a discussão! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Como voltar aos treinos após as festas de fim de ano?

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