fbpx

Se você acompanha Jiu Jitsu e MMA, com certeza já ouviu falar sobre Antonio Braga Neto.

Bicampeão Mundial de Jiu Jitsu e lutador do UFC, Braga Neto vem explorando uma nova carreira desde 2015: a de Profissional de Poker.

https://www.instagram.com/p/Bkff7BbhSFa/

Apesar de, em um primeiro momento, parecerem universos extremamente distintos, Jiu Jitsu e Poker possuem diversas características em comum, se analisados a fundo!

Percepção e Leitura

Não importa o quanto você repita, incansavelmente, suas séries de drills. Seu Jiu Jitsu não irá melhorar enquanto você não souber o momento exato de aplicar aquela técnica treinada.

Isso se deve ao simples fato de você lutar Jiu Jitsu não sozinho, mas contra outra pessoa. E assim também é no Poker!

Jogadores de Poker precisam escolher o melhor momento de apostar (ou sair da mesa) a cada rodada.

Em ambos os esportes, um movimento errado pode ter um custo extremamente alto: No caso do Poker, seu dinheiro. Já no Jiu Jitsu, o seu pescoço!

Frieza é fundamental

Se ler o seu adversário é importante, não deixar seu adversário ler você é mais importante ainda!

Já ouviu falar da expressão Poker Face?

“Cara de Poker” faz menção à fisionomia vazia que os jogadores de Poker mantém em seus rostos para que seus adversários não entendam o que o indivíduo está prestes a fazer.

Transparecer suas emoções durante um momento de desconforto em sua luta pode significar sua derrota, assim como no Poker.

Será que esse Leg Lock estava pegando? Pela cara do Robson Moura, não!

O controle emocional

Não podemos negar que um bom preparo técnico – assim como físico – influencia de forma decisiva no desempenho de um atleta.

Porém, nada disso será realmente eficiente se o praticante não possuir um preparo psicológico a altura.

A habilidade de controlar suas emoções e tomar decisões de forma lógica é vital dentro do universo do Poker, e o mesmo se aplica ao Jiu Jitsu.

Ambos esportes exigem do praticante realizar centenas de decisões por minuto.

Portanto, os indivíduos que conseguirem manter o nervosismo e a ansiedade sob restrito controle, serão capazes de tomar sempre as melhores decisões para cada circunstância.

O Jiu Jitsu e o Poker

Não é a toa que um atleta como Braga Neto consiga desempenhar tão bem com pouquíssimo tempo de treino com as cartas.

Enquanto, em 2015, Neto se via, afastado das lutas devido a uma série de lesões, o lutador encontrava no Poker uma forma de manter sua contas em dia.

E mesmo após retornar ao octógono e aos tatames, Neto continua tendo resultados expressivos no Poker, mesmo competindo contra atletas profissionais.

Agora a dúvida que fica no ar:

Se Braga Neto conseguiu transferir suas habilidades da luta para as cartas, como seria o desempenho de um jogador de Poker no Jiu Jitsu?Responda nos comentários contribuindo com a discussão!

Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Jiu Jitsu e Poker possuem mais semelhanças do que você imagina!

Deixe uma resposta