fbpx

Na última semana presenciamos o Jiu Jitsu dar um importante passo para a Profissionalização do Esporte.

Isso porque, segundo a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, o próximo Campeonato Brasileiro trás uma premiação em dinheiro com um total de quase 200 mil reais!

Confira a tabela de valores, retirada do próprio site da Confederação:

Black belts only

Como podemos observar, apenas os atletas que disputarem a categoria faixa preta adulto terão chance de premiação.

Cada atleta poderá brigar por uma soma de 18 mil reais, caso saia campeão da sua categoria de peso e do absoluto.

Em um primeiro momento, os atletas das categorias Master, além das faixas coloridas ainda não poderão brigar por essa quantia em dinheiro.

Essa é a primeira vez que a CBJJ/IBJJF traz uma premiação em dinheiro para os seus eventos principais (Europeu, Pan Americano, Brasileiro e Mundial).

No entanto, a confederação já vinha premiando em dinheiro seus atletas nos eventos intitulados “BJJ Pro“, incluindo as demais categorias de faixa e idade.

Premiações igualitárias

Outro ponto interessante da notícia é que, diferente do BJJ Pro, o Brasileiro 2019 contará com premiações iguais para as categorias masculinas e femininas!

Desde 2015 vinha sendo discutida essa desigualdade nos eventos BJJ Pro, inclusive com abaixo-assinados organizadas pela Campeã Mundial Absoluta Dominyka Obelenyte.

No entanto, os eventos continuavam trazendo premiações inferiores às mulheres, sendo essa mudança no Campeonato Brasileiro de grande importância para a valorização do Jiu Jitsu Feminino.

Valorização das Categorias de Peso

Além da premiação igualitária entre homens e mulheres, há um outro ponto em que o Brasileiro diferente dos eventos BJJ Pro.

Para a felicidade dos “magrinhos”, cada categoria de peso – de galo a pesadíssimo – terá uma premiação individual.

Além de valorizar as categorias de peso menores, o evento cria aos atletas uma segunda chance de ser premiado, na categoria absoluto.

A Profissionalização do Jiu Jitsu

A BJJ Nerd tem um compromisso com a valorização e profissionalização do Jiu Jitsu como esporte.

Portanto, parabenizamos a Confederação Brasileiro de Jiu Jitsu pela grande iniciativa, em todos os sentidos.

Esperamos também que essas mudanças continuem acontecendo a cada ano e que possam ser expandidas também aos atletas das faixas coloridas e das categorias Master.



E você, quais suas opiniões sobre a premiação em dinheiro para o Brasileiro 2019 da CBJJ? Responda nos comentários contribuindo com a discussão! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Brasileiro CBJJ terá premiação em dinheiro de até 18 mil reais!

Deixe uma resposta