fbpx

Daí que você está no meio de um treino pesado, ou na luta principal de um campeonato. De repente, uma terrível sensação de formigamento surge, prejudicando sua performance. As famosas cãibras nas pernas, braços ou em qualquer lugar do corpo podem ser determinantes em uma situação decisiva.

Sim caríssimos (as) leitores (as), se já passou por isso, saiba que foi vítima da cãibra. Além disso, se essas complicações forem frequentes, pode ser preciso a ajuda de um especialista. Mas você sabe identificar as cãibras, seus sintomas, as causas e como tratar?

A gente conta tudo isso no decorrer deste artigo, confira!


O que são cãibras?

Dores repentinas que atingem a musculatura e que se caracterizam pelas contrações involuntárias musculares. Elas podem ocorrer no pescoço, pés, panturrilha, dedos, coxas, pernas, etc.

Quando estas contrações ocorrem, há um encurtamento do músculo ou músculos, como consequência destes espasmos e contrações.

Assim podemos definir as cãibras, um desconforto que pode atingir as pessoas durante o sono, e principalmente em atletas durante a prática física e esportiva.

Quando esta dor que se assemelha a uma fisgada ocorre, segundo os especialistas, ela indica um alerta de alguma deficiência em nosso organismo.

Cãibras nas pernas ou no corpo? Conheça os principais sintomas

Dentre alguns dos principais sintomas indicativos da ocorrência da cãibra, temos além da fisgada, a rigidez no músculo da região afetada, dores e um certo inchaço no local acometido.

Os tendões e músculos afetados pela cãibra também se tornam mais visíveis, segundo artigo publicado no site do Dr. Dráuzio Varela.

cãimbras nas pernas

Causas das cãibras

Os especialistas atentam a uma série de possíveis causas das cãibras, dentre elas:

Há ainda outros fatores que podem desencadear o surgimento de cãibras nas pernas e no corpo, como por exemplo se manter muito tempo numa mesma posição, uso intenso de um mesmo músculo, ou ainda tensões musculares e desidratação.

Deficiência de alguns nutrientes e vitaminas também podem induzir ao surgimento das cãibras durante um treino, como falta de cálcio ou magnésio, além de deficiência em potássio. Não podemos esquecer também que algumas doenças e distúrbios também contribuem para a ocorrência das cãibras, tais como diabetes, problemas no fígado, disfunção da tireoide, alcoolismo e uso de alguns medicamentos do tipo diurético.

Prevenção e tratamento das cãibras

Você que costuma treinar Jiu Jitsu pode lançar mão de alguns artifícios para prevenir a ocorrência de cãibras durante sua atividade esportiva.

No caso de já ter sentido cãibra, procure ter em mente as atitudes anteriores a ela, como por exemplo a frequência e intensidade com a qual treinava até então, a qualidade de seu sono na noite anterior e até mesmo a vestimenta que utilizava. Acredite: estes pequenos detalhes podem ser fatores desencadeadores do surgimento das cãibras.

Outro ponto importante a ser levado em conta é a questão da fadiga. Sendo assim, procure dar mais atenção aos alongamentos, uma vez que ele irá fortalecer os músculos, diminuindo o cansaço muscular e lhe oferecendo maior resistência.

Dieta balanceada e o uso de isotônicos também são fatores importantes para prevenir a incidência das cãibras.

No caso das cãibras surgirem com frequência, é preciso procurar um médico. Somente ele poderá lhe dar um diagnóstico preciso e receitar os remédios adequados ao seu caso, ok?

E você, sente cãibras nas pernas, braços ou corpo durante ou após os treinos? Como costuma lidar com este problema?

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.


Você já teve cãibras nas pernas? Saiba tudo sobre essa dor repentina

Deixe uma resposta