fbpx

É inevitável para quem pratica Jiu Jitsu ou qualquer tipo de esporte que surjam lesões, apesar de muitas vezes tomarmos todos os cuidados possíveis, mas mesmo assim elas acabam ocorrendo. Por isso, além da prevenção é importante saber curar lesões e machucados, para que estes não se tornem problemas mais graves no futuro.

Existem algumas lesões mais comuns em determinadas lutas e esportes e no Jiu Jitsu e judô, as mais comuns são as ocorridas nos ombros e joelhos, não ficando de fora outras articulações e ligamentos que também são muito solicitados na prática dessas atividades. Mas saiba que existem algumas formas de evitar lesões ou pelo menos atenuá-las. Mas como podemos evitar lesões ou preveni-las? Confira a seguir!

O treinamento do Jiu Jitsu é duro. A força é muito solicitada, o aluno projeta e é projetado no solo, chaves de braços e de perna, estrangulamentos, são comuns nessa arte marcial, ou seja, motivos não faltam para ocorrer lesões. Mas saiba que, logicamente, não é possível assegurar 100% que não vá ocorrer lesão em um treinamento, mas é possível, sim, preveni-lo!


Lesões

A primeira coisa que devemos saber é como evitar as lesões, tão comuns em quem pratica esporte. Afinal, treinamos duro, usamos força, projetamos e somos projetados no solo, sofremos chaves de braço, de perna, estrangulamento. Como evitar lesões em treinos duros como este?

Bom, não há como evitar 100%, mas é possível, sim, prevenir. Mas como prevenir?

Como prevenir lesões

1 – Faça alongamentos – Faça alongamento SEMPRE antes ou depois dos treino. Alongue todos os músculos e com calma, para assim adquirir todos os benefícios desta prática.

Como curar lesões ou machucados no Jiu Jitsu

2 – Fortaleça os músculos – Faça musculação, a maioria dos esportes requerem um fortalecimento muscular e isso é obtido através da musculação. Com o Jiu Jitsu não é diferente. É uma das formas de evitar lesões, pois seus músculos fortalecidos ficam mais resistentes e preparados para os impactos dos golpes que ocorrem nos treinos.

3- Alimente-se bem – Alimentação saudável, rica em proteína magra para a manutenção dos músculos e carboidrato para garantir a energia necessária, dentre outros nutrientes essenciais para se manter forte e evitar lesões.

Saiba mais sobre a Dieta Gracie clicando aqui.

4 – Atitude mental – Lembre-se sempre que os treinos requerem concentração para vencer e chegar ao seu limite, porém não o ultrapasse. Concentre-se e siga seus instintos.

Como curar lesões

Calma, antes de se desesperar, saiba qual o tipo de lesão que você deve curar. Algumas são bem sérias e requerem até cirurgias, mas acredite, você se refaz totalmente. Porém, nem todas são de caráter sério, você pode inclusive se manter nos treinos apenas evitando alguns movimentos que podem agravar o problema.

No caso de você poder frequentar os treinos, realize os exercícios que fortaleçam as partes não lesionadas, ou seja, se lesionou os membros superiores, trabalhe apenas os inferiores e o abdômen.

Não deixe seu corpo parado para curar lesões. Busque outras formas enquanto se recupera. Mantenha seu corpo ativo, pois do contrário seu retorno será bem mais difícil. Busque outras alternativos de treino para manter seus músculos fortes, ginástica musculação entre outros, que não sobrecarreguem a região lesionada.

Para curar a lesão, na maioria das vezes, o ortopedista indica sessões de fisioterapia e muitas vezes um anti-inflamatório. Siga as recomendações e se informe do que pode fazer para que não fique de molho em casa!

Pois é, não é fácil para quem treina Jiu Jitsu, ficar parado por causa de uma lesão. Então certifique-se do que pode fazer e evite ficar parado, para que seu retorno seja mais tranquilo!

 

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.


Como curar lesões ou machucados no Jiu Jitsu

7 ideias sobre “Como curar lesões ou machucados no Jiu Jitsu

  • 2017-03-07 em 14:14
    Permalink

    Ossssss !
    Que bom, que sem saber eu já faço o correto. Normalmente eu continuo treinando com menas intensidade e leve.
    Todas às lesões que já tive no Jiu Jitsu fiz assim…..
    Não paro mais reduzo à carga e intensidade……sempre deu certo!
    Valeu pela dica…ossss

  • 2017-03-07 em 10:39
    Permalink

    Muito bom.
    Eu faço Jiu Jitsu já faz 2 anos,tenho as seguintes lesões.
    # Dedinho do pé direito
    # Dedão do pé direito
    # Joelho esquerdo e agora foi a #costela do lado esquerdo. Fiquei de molho por 1 semana devido a costela e graça a deus não quebrou e nem tricou,porém lesionou e agora estou tomando remédio e fazendo exercícios moderados.

  • 2017-03-04 em 14:47
    Permalink

    EU FAÇO JIU JITSU A UM ANO E DE UNS MESES TO COM MEU OMBRO TERRIVEL, JA FAZEM QUASE 2 MESES, JA COLOQUEI GELO DURANTE DIAS 3 X AO DIA E Ñ RESOLVEU, POMADAS TERMICAS E NADA, CONTINUA A DOR.

    • 2017-03-06 em 12:23
      Permalink

      Bom dia Maykon, nesse caso é indicado consultar um especialista, para entender melhor onde foi a lesão e qual o melhor tratamento para o seu caso.
      Oss

    • 2017-03-09 em 18:15
      Permalink

      Eu também tô com uma lesão no ombro que acho que é no Manguito Rotator. Já tomei anti inflamátorio por 1 semana e apliquei bastante gelo. Não me incomoda durante os treinos, mas tem que tá sempre cuidando. Vou procurar um especialista assim que puder.

Deixe uma resposta