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Como muitos praticantes de Jiu Jitsu sabem, as categorias de luta são divididas por peso, e muitas vezes ser mais pesado pode significar enfrentar adversários mais difíceis de serem batidos. Porém, no Jiu Jitsu o importante é a qualidade do peso do lutador, ou seja, a sua definição muscular. De nada adianta o lutador pesar 70kg e desses mais de 15kg serem de gordura. Além de colocar o lutador em uma categoria incomoda, isso pode ainda ter efeitos negativos durante campeonatos e até mesmo treinos em academias. Confira a seguir como ficar mais forte sem ficar maior e atingir a definição muscular.


Ter conhecimento sobre a composição corporal é importante

Passar por exames que medem o percentual de gordura corpórea é muito importante na vida de um lutador. Nesse exame é possível quantificar qual é a porcentagem de massa magra (músculo) e massa gorda presentes no corpo do lutador. O ideal para homens adultos é ter um percentual de gordura menor do que 15%, já nas mulheres esse índice pode chegar até os 22%.

Para que o atleta consiga atingir seu corpo ideal, é necessária uma reeducação alimentar, ensinando como se alimentar de forma saudável e com um foco definido com o auxílio de um profissional. Dessa forma podemos criar hábitos saudáveis em relação ao que ingerimos, entendendo que nosso corpo e a alimentação são essenciais para uma vida plena e feliz.

Ficar forte não é tão fácil

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Diferente do que muitas pessoas pensam, ganhar massa muscular não é uma das tarefas mais fáceis. Muitas vezes os lutadores e atletas precisam se privar de alimentos que gostam e enfrentar treinos e rotinas pesadas para conseguir ganhar musculatura e diminuir gordura corporal. Ganhar massa, ou então ficar forte significa recrutar mais neurônios motores, ou seja, quando há um maior número de neurônios recrutados, maior é a quantidade de músculo envolvido no processo de movimento para consequente ganho de massa.

É preciso lesionar para crescer

Quando falamos que é necessário haver lesão para crescer não estamos dizendo que é preciso que o atleta se lesione maleficamente para ganhar músculos, mas o processo de hipertrofia requer que a musculatura corporal seja lesionada através de musculação. Após a micro lesão, através de uma alimentação adequada, a musculatura do atleta é reparada, de maneira correta e adequada para que haja ganho de musculatura e consequentemente aumento da definição muscular.

Saiba mais como recuperar seu corpo no pós-treino de Jiu Jitsu.

Músculo ocupa menos espaço do que gordura

Um quilo de gordura ocupa muito menos espaço do que um quilo de gordura. Tendo isso em mente é quase que automático que um lutador de Jiu Jitsu que se submete a treinos e dieta diferenciados ficará mais forte, porém, o que poucos sabem é que nessa troca de gordura por músculo o lutador não cresce absurdamente, muitas vezes o peso é mantido e existem alguns casos – onde o lutador pode até mudar de categoria por conta de perda de peso excessiva, ou seja, ele ficou mais forte e mais leve.

+ mais músculos – menos gordura = Definição Muscular

Quando se tem grande quantidade de músculo junto a pouca gordura corporal, o metabolismo fica mais rápido e é necessário aumenta o aporte calórico do atleta para que o organismo não retire os nutrientes que precisa para se manter em pleno funcionamento, ou seja, se o atleta for forte, ele dificilmente ganhará peso, e poderá ser considerado forte sem ser grande, aproveitando assim, o máximo de si na categoria em que luta.

Ser forte não é sinônimo de ser grande. Quanto menor for o percentual de gordura do atleta de Jiu Jitsu, mais ágil, forte, musculoso e não necessariamente grande ele será, porém, para obter resultados desse nível, são necessários auxílios de profissionais de educação física e nutrição, para que haja modulação de treino e dieta mantendo assim a boa saúde do atleta. Ser forte não é sinônimo de ser grande, e sim de ter músculos!

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Definição Muscular: Como ficar mais forte sem ficar maior

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