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Quando os alunos iniciam os treinamentos de Jiu Jitsu é comum que técnicos e treinadores almejem o melhor e esperam que com o tempo eles venham a atingir o melhor desenvolvimento possível de suas qualidades motoras. Isso motiva esses técnicos a sempre buscarem os treinamentos mais eficazes que atuam conjuntamente com as técnicas da luta em si.

Com o tempo, através de estudos e pesquisas, chegou-se a conclusão de que para a modalidade é essencial o treinamento de força e preparação física através da musculação, funcional, pilates entre outros dos diversos meios existentes, mostrando-nos também a importância da aptidão física e da qualidade de vida dos praticantes.

Alguns fundamentos são essenciais e devem ser desenvolvidos para a prática do Jiu Jitsu, são eles: força, flexibilidade, resistência, bem como o desenvolvimento do condicionamento físico. O atleta deve ter condições de suportar determinados desafios que colocarão a prova esses fatores.

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  • Aumento da força, resistência e explosão muscular – Com o avançar dos treinamentos de preparação física, o praticante aumenta a massa muscular e ganha força física. É algo que necessita de disciplina e muito foco, os resultados surgem aos poucos aliados a uma alimentação que deve ser balanceada.
  • Manutenção do peso – Apesar de não ser um exercício aeróbico, já foi comprovado que a preparação física ajuda na eliminação de calorias. Seguindo suas séries com regularidade você consegue se manter com o peso desejado.
  • Previne o surgimento de lesões – Esse benefício funciona tanto para o atleta competidor de alto nível, quanto para os praticantes comuns que não participam de competições. Quando há um fortalecimento muscular adequado, as lesões surgem com menos frequência e quando elas surgem a recuperação é bem mais rápida com a musculatura fortalecida nos treinos de preparação física. A prática da musculação garante ajustes no desequilíbrio muscular
  • Após campeonatos auxilia no retorno – Com os músculos mais preparados e fortes fica muito mais simples e fácil voltar aos treinos após um campeonato.
  • Potencializa as técnicas – A preparação física ajuda nas performances, as técnicas do Jiu Jitsu ficam mais apuradas.
  • Melhora as pegadas – Com mais força as pegadas ficam mais firmes e os treinos mais eficientes.
  • Melhora de vários fundamentos – Com bons treinos de preparação física, com um objetivo claro, é possível desenvolver vários fundamentos, e não somente visar a hipertrofia, como a flexibilidade, que proporciona amplitude de movimentos, potência, que age na agilidade do atleta e na coordenação motora necessária para a execução dos movimentos.

O ideal, no entanto, é treinar Jiu Jitsu e musculação em períodos diferentes e não um após o outro. Para que haja um tempo de recuperação entre ambos os treinos. Treinar de forma intensa com pequeno intervalo entre uma atividade e outra pode causar lesão por esforço.

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A importância da preparação física para o Jiu Jitsu

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