fbpx

Procurando por corpos bonitos e saudáveis, muitas pessoas têm feito uso de suplementos com maior frequência ultimamente. Os objetivos são os mais diferentes possíveis, como aumento de musculatura, diminuição de gordura corporal, definição muscular, maior resistência e diminuição de fadiga, por exemplo. Dentre os suplementos mais utilizados, muitas pessoas buscam comprar creatina. Muito famosa entre profissionais da saúde e praticantes de atividade física. Se você não sabe nada sobre creatina, basta ler o texto a seguir para ficar por dentro do assunto. Confira.


O que é creatina?

Sintetizada pelo fígado, a creatina é um tri peptídeo, ou seja, é formada a partir da união de três aminoácidos -Metionina, Arginina e Glicina. A creatina pode ser facilmente obtida através de alimentos como carnes vermelhas e peixes, por exemplo, ou então através de suplementação. A melhor forma de creatina é a monohidratada, pois é mais pura e melhor absorvida pelo organismo. Sua principal função é facilitar a produção de energia.

Como a creatina funciona?

Creatina auxilia na constituição e formação de ATP. O ATP é a energia gerada pelo organismo para realizar funções vitais e simples, como uma contração muscular, por exemplo. O ATP fornece energia através de liberação de moléculas de fosfato de creatina. Sendo assim, forma-se um novo composto, que dessa vez é chamado de ADP. Infelizmente o ATP só consegue fornecer energia suficiente por aproximadamente 10 segundos, então para que determinado movimento seja realizado mais ATP deve ser produzido. O fosfato de creatina doa sua molécula para o ADP e dessa forma um novo ATP é criado e o organismo tem mais energia para ser utilizada.

Esse auxilio na formação de energia – ATP, evita que o corpo use outra fonte de energia, como as proteínas musculares por exemplo, utilizar creatina é uma forma de fornecer maior energia ao organismo, poupando assim as reservas energéticas do próprio corpo, por isso muitos frequentadores de academia e também corredores fazem uso de creatina, no primeiro caso, a energia dos músculos é poupada o que garante maior crescimento muscular, e no segundo, há energia extra sendo produzida o que permite ao corredor, percorrer maiores distâncias com menos esforço e cansaço.

Benefícios da ingestão da creatina

A ingestão de creatina proporciona diversos benefícios, os principais são:

  •          Aumento do volume muscular, através de retenção hídrica;
  •          Regeneração de ATP;
  •          Diminuição de fadiga;
  •          Aumento de performance;
  •          Aumento de força.

comprar creatina

Cuidados com a ingestão de creatina

A creatina é contraindicada para pessoas que possuem histórica de doenças renais, como pedras ou problemas de filtração, isso pelo simples fato desse tri peptídeo sobrecarregar os rins. Antes de fazer uso da creatina exames laboratoriais devem ser feitos, para que se comprove o bom funcionamento renal. Médicos e nutricionistas recomendam não usar creatina por um período maior do que 3 meses.

Um efeito colateral relatado por quem utiliza a creatina são câimbras, uma vez que a retenção hídrica de quem faz uso desse suplemento tende a aumentar. Portanto, é muito importante aumentar a ingestão de água, para balancear a retenção nos músculos e evitar mais problemas.

Leia esse post para saber como a Dieta Gracie pode melhorar sua saúde.

Como tomar creatina

A forma de fazer uso da creatina ainda é algo muito discutido entre profissionais da área. A creatina funciona de maneira acumulativa, ou seja, não age como a cafeína, que tem seu efeito imediato logo após sua ingestão, por exemplo. Além disso a creatina compete com carboidratos e proteínas pelos locais de absorção no intestino, sendo assim, algumas medidas devem ser tomadas para que sua absorção seja garantida.

Há quem faça saturação, ou seja, use uma grande dose de creatina no início do ciclo e mantém pequenos níveis ao longo do ciclo para que os resultados sejam obtidos mais rapidamente, por outro lado, pessoas que não fazem a saturação inicial também apresentam bons resultados ao término do ciclo.

Por ser um suplemento competitivo a creatina necessita ser ingerida longe de refeições, para que possa ser totalmente absorvida pelo organismo. Deve-se diluir a dose de creatina em um copo de água gelado até que seja totalmente dissolvida. O melhor horário para ingestão é antes de dormir, pois a pessoa não terá alimentos competitivos no trato digestório e a absorção da creatina será potencializada durante a noite.

E para comprar creatina?

A creatina é um suplemento alimentar e seu uso deve ser indicado por profissionais gabaritados e com conhecimento, para que o usuário não corra nenhum risco relacionado a sua saúde. Deve-se evitar o uso sem qualquer tipo de orientação, buscando inclusive a orientação do especialista para comprar creatina.

E você caro leitor? Já usou ou conhece alguém que fez uso de creatina? Quais foram os resultados? Conte pra gente utilizando os comentários. Vamos adorar saber o que você tem a nos dizer!

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.


Comprar Creatina? Tudo o que você precisa saber sobre este suplemento

Deixe uma resposta