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O corpo humano é uma verdadeira máquina, e necessita de diversos tipos de substâncias para se manter em pleno funcionamento. Alguns nutrientes são produzidos pelo próprio organismo, porém, outros necessitam ser ingeridos seja por alimentação ou então através de suplementação. Entre esses nutrientes estão alguns aminoácidos como a glutamina. Neste post vamos explicar para que serve a glutamina e como ela pode ajudar no seu treino e dia a dia.

Embora a glutamina seja um aminoácido produzido pelo organismo, muitos praticantes de atividade física a suplementam. Se você sabe pouco ou quase nada sobre a glutamina, então esse texto foi feito pra você. Confira.

O que é glutamina?

A glutamina é um aminoácido não essencial, ou seja, ela é produzida pelo organismo a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina. Sendo assim, podemos concluir que um Whey Protein que contenha BCAA e os próprios BCAAs são ótimas fontes que induzem a síntese de glutamina.

Para que serve a glutamina?

A glutamina é tão benéfica e importante para que haja um bom funcionamento do organismo que muitos médicos e nutricionistas a consideram como essencial e dessa forma, a prescrevem para seus pacientes. Esse aminoácido tem papel ativo na síntese de outros aminoácidos e previne o processo de catabolismo. Outro papel importante da glutamina é o fato dela auxiliar na secreção de hormônios na corrente sanguínea, a testosterona é um exemplo disso.

A glutamina serve também como é um importante substrato energético para as células do intestino. Com o intestino em pleno funcionamento os nutrientes dos alimentos são absorvidos de maneira mais eficaz, o que proporciona maior energia e capacidade de recuperação ao organismo, além de fortalecimento do sistema imune. Esse poderoso aminoácido ainda é capaz de manter o pH sanguíneo em faixas ideais, algo extremamente importante para o bom funcionamento do organismo.

Dessa forma podemos afirmar que os principais benefícios que a glutamina traz a quem a ingere são:

  •          Síntese de outros aminoácidos;
  •          Prevenção de catabolismo muscular;
  •          Facilitação de secreção hormonal;
  •          Aumento da imunidade;
  •          Potencialização da absorção de nutrientes;
  •          Manutenção do pH sanguíneo.

Como a glutamina pode ajudar no treino?

E para que serve a glutamina? Esse suplemento é um grande aliado de quem treina tanto em academias, de musculação ou artes marciais, quanto em ambientes abertos, como é o caso de ciclistas, nadadores e corredores. Ao potencializar a absorção de nutrientes provenientes da alimentação, a glutamina garante maior substrato energético ao organismo e consequentemente maior imunidade. Além disso, ela auxilia em na secreção de hormônios anabólicos, como a testosterona o que dá mais disposição e força para a prática de atividades físicas e também previne o catabolismo muscular, mantendo assim a massa muscular de atletas/esportistas.

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A glutamina ainda é uma importante aliada no combate a síndrome de overtraining, que pode ocorrer durante um período de treinos exaustivos com pouco descanso. Essa síndrome debilita o sistema imune deixando o organismo mais exposto a infecções, além de aumentar as chances do esportista se lesionar. Estudos mostraram que pessoas que são acometidas pela síndrome de overtraining apresentam queda dos níveis de glutamina. Muitos praticantes de atividades físicas fazem uso desse poderoso aminoácido como uma forma de suporte à saúde e também aos seus treinos.

Existe alguma contraindicação no consumo de glutamina?

A maioria dos profissionais da saúde afirmam que a suplementação de glutamina é totalmente segura e não apresenta qualquer efeito colateral. Apenas indivíduos diabéticos devem consultar seus médicos e nutricionistas antes de ingerir esse aminoácido, pois tendem a metabolizar a glutamina de maneira anormal. Fora isso, não há nenhuma contraindicação no consumo do aminoácido.

Como tomar glutamina?

A ingestão de até 20g de glutamina não traz qualquer tipo de malefício ao organismo, geralmente quem toma glutamina faz uso de 15g do aminoácido dividido em três doses ao dia, 5g ao acordar, 5g pós-treino e 5g antes de dormir. Para servir a glutamina deve-se misturá-la em um copo de água gelada, para que ela seja totalmente diluída e melhor absorvida pelo organismo.

Mesmo sendo um aminoácido não essencial é necessário haver uma orientação profissional para fazer uso de glutamina. Coloque sua saúde sempre em primeiro lugar e evite dicas de amigos, e demais pessoas que não são especialistas no assunto.

Você já tomou glutamina ou conhece alguém que tenha tomado glutamina? Quais foram os benefícios? Conte sua história utilizando o campo de comentários.

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Para que serve a glutamina? Saiba como ela pode ajudar seu treino

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