fbpx

Quem malha ou pratica algum esporte certamente já ouviu falar nos diversos suplementos alimentares existentes. Em boa parte dos produtos vendidos há caseína em sua fórmula. Trata-se de uma proteína de alta qualidade e que é uma ótima fonte de aminoácidos. Sendo também uma ótima fonte de glutamina e arginina- aminoácidos que são usados para a produção de hormônios no organismo, como o hGh. Lembre-se de não confundir a caseína com o Whey Protein.

Conheça mais sobre essa proteína: a caseína

Além dos aminoácidos já citados, a caseína também oferece tirosina, que é precursor de triptofano. Alguns estudos sugerem que a tirosina ajuda a pessoa a ter uma sensação de bem-estar, por aumentar o estímulo do cérebro.

Como tem uma digestão mais lenta do que outras proteínas, acaba ajudando na manutenção de peso e ajuda no ganho de massa muscular. Além disso, tende a formar um gel no intestino, colaborando para a formação do bolo fecal e demorando mais para ser eliminada, o que aumenta a absorção dos seus aminoácidos.

proteína caseina

Como tomar a caseína

A ingestão do produto é como o de outras proteínas, diluído em água e via oral. O indicado é tomar a caseína antes de dormir. É um período em que o organismo fica muito tempo sem receber alimento e também porque esta proteína leva de 7 a 8 horas para ser digerida. Assim, garante que algo esteja no organismo enquanto você dorme, o que é importante para se manter em estado anabólico e garantir o ganho de massa muscular.

Conheça também os 10 alimentos para ganhar massa muscular.

Em alguns casos, ela pode ser consumida após o treino, quando em suplementos que a fornecem junto a outras proteínas. O mais comum é virem com a albumina (que vem da clara de ovo).

A quantidade varia de acordo com as necessidades individuais. Em média as pessoas usam 35 g para os homens e 25 g para as mulheres, mas a avaliação individual feita por um especialista é o mais indicado.

Quando for comprar caseína, prefira caseína micellar aos tipos isolados de caseína – alpha s1, alpha 2, beta e kappa.

Fontes naturais de caseína

O leite é a principal fonte natural desta proteína. Ele e os derivados são uma forma de colocar caseína na alimentação. O Cottage é um dos com mais concentração desta proteína.

Você conhece a Creatina? Saiba aqui como este suplemento pode te ajudar nos treinos.

Embora ainda não haja estudos que comprovem algum efeito colateral no uso da caseína, nada deve ser ingerido em excesso. Por isso, antes de começar a consumir suplementos, é necessário procurar um profissional que irá avaliar as suas necessidades.  Além disso, pessoas com intolerância a lactose muitas vezes são orientadas a não consumi-la.

Você já fez ou faz ingestão de caseína? Notou melhoras na formação de massa magra? Comente!

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Proteína: O que é a caseína e como ela pode ajudar no seu treino?

Deixe uma resposta