fbpx

Para obter corpos e mentes saudáveis, é comum pessoas procurarem estilos de vida que as levem a atingir esses benefícios. A melhor forma de alcançar saúde e bem-estar é unir alimentação saudável e pratica de exercícios físicos, porém alguns suplementos poder ser usados para que os objetivos sejam alcançados em um menor espaço de tempo. Para este caso, o ZMA funciona? Confira a seguir tudo sobre esse famoso suplemento e como ele pode potencializar os seus resultados.

O que é o ZMA?

O ZMA nada mais é do que um suplemento composto por zinco, magnésio e vitamina B6, que promove um aumento de hormônios anabólicos, o que consequentemente culminará no aumento de força e também massa magra de quem o utiliza.

Estudos demonstraram que o uso desse suplemento favorece o aumento da testosterona, hormônio diretamente ligado à performance. Dessa forma o ZMA funciona também como um pré-hormonal totalmente natural, sem que haja qualquer risco à saúde de quem o consome.

Análise dos componentes do ZMA

Como citado anteriormente, o ZMA é composto por Zinco, Magnésio e vitamina B6, vejamos a seguir quais sãos os efeitos de cada um desses componentes no organismo humano:

Zinco

O zinco é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo. Ele intervém no metabolismo das proteínas e ácidos nucleicos, além de ser responsável por estimular mais de 100 enzimas presentes no organismo humano. O zinco ainda é capaz de fortalecer o sistema imunológico e acelerar diversos processos de cicatrização. Sua deficiência no organismo pode causar impotência sexual, cansaço, perda de apetite, queda de cabelo e muitos outros problemas.

Magnésio

O magnésio é outro nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo e é mais encontrado em ossos e dentes. Sua principal função é construir e manter a saúde de dentes e ossos, além de também controlar impulsos nervosos e contrações musculares, ativando reações químicas, e produzindo energia no interior das células. Quando em falta, problemas como ansiedade, insônia, náuseas, tremores, fraquezas, anemia e taquicardia tendem a surgir.

Vitamina B6

Também conhecida como piridoxina, é uma vitamina importante no metabolismo de proteínas e respiração celular. Diferentemente do que ocorrer com outras vitaminas, a vitamina B6 não é excretada pelos rins e é diretamente retida pelos músculos. Outro papel importante da piridoxina ocorre no metabolismo de aminoácidos, favorecendo a absorção dos mesmos pela musculatura. A carência dessa vitamina causa problemas como anemia, irritabilidade, nervosismo, náuseas e gengivite.

Então o ZMA funciona para o que?

Agora que sabemos qual a composição desse suplemento e como o ZMA funciona, é possível listar os principais benefícios do seu uso, que são:

  •          Maior produção de testosterona;
  •          Melhora do metabolismo de aminoácidos e proteínas;
  •          Redução de câimbras e tensão muscular;
  •          Melhora da concentração;
  •          Melhora dos reflexos;
  •          Proporciona maior relaxamento corporal durante o sono;
  •          Proporciona ação anticatabólica;
  •          Acelera a recuperação de lesões;
  •          Melhora a retenção Hídrica.

Como tomar ZMA?

zma funciona jiu jitsu

O ZMA deve ser ingerido a noite, preferencialmente com o estômago vazio e logo antes de dormir. A quantidade de cápsulas é totalmente dependente da concentração do produto, mas na maioria das vezes sugere-se que homens ingiram 3 e mulheres 2 cápsulas por dia.

Vale salientar que mesmo se tratando de um produto natural, é necessário que só se faça uso desse tipo de suplemento através de recomendações médicas e nutricionais, para que a saúde e bem-estar sejam totalmente preservados.

E você caro leitor? Já tomou ZMA? Quais foram os efeitos em seu organismo? Conte para nós através dos comentários! 

Se gostou, deixe seu comentário abaixo! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

ZMA funciona? Conheça aqui seus benefícios!

Deixe uma resposta