fbpx

Quem nunca se sentiu preso na Guarda 50/50 não conhece tamanha frustração.

Ninguém discorda que a Guarda 50/50 é uma ótima ferramenta para atacar raspagens e chaves de pé. O problema é que muitos atletas usam dela para “amarrar” a luta e vencer por 2 pontos ou vantagem.

No entanto, parece que o Campeão Mundial Gustavo Batista não tem muitos problemas com isso! Continue lendo e descubra o porquê!

Quem é Gustavo Batista?

Atualmente representando a Atos Jiu Jitsu, Gustavo Batista é natural de Santa Catarina, Brasil. Em sua carreira nas faixas coloridas venceu tudo que podia e veio se popularizando ainda como faixa marrom, quando venceu veteranos renomados como Xande Ribeiro.

Dono de um jogo versátil, que combina passagens de guarda com muita pressão e uma guarda extremamente ofensiva, Batista é um dos melhores faixas pretas da atualidade.

Em seu primeiro ano como faixa preta, “Braguinha” já se tornou campeão Pan Americano e Mundial. Em 2019, continua em ascensão e é o atual Campeão Peso e Absoluto do Europeu IBJJF.

Aprenda de uma vez a passar a Guarda 50/50!

Este vídeo foi retirado da série instrucional “O Curioso Caso de Gustavo Batista”.

No vídeo, “Braguinha” explica com detalhes como ele se posiciona para anular e em seguida passar a guarda 50/50.

Segundo o próprio Batista, os detalhes para executar essa técnica com precisão são:

  • Fazer uma pegada firme na calça de fora da 50/50.
  • Posicionar o seu pé preso bem próximo ao quadril do adversário, para limitar o movimento do mesmo.
  • Posturar e ficar em pé, jogando o quadril para frente para poder emborcar.
  • Mudar as pegadas para trás dos dois calcanhares do adversário, emborcando o mesmo e abrindo a 50/50.
  • Ajoelhar em cima de uma das pernas, enquanto se livra da perna presa.
  • Concluir a passagem de guarda com um Leg Drag.

Perceba que com um passo a passo simples, Gustavo foi capaz de sair da 50/50 fechada, conectando uma passagem justa de guarda.

O Curioso Caso de Gustavo Batista

Em 2017, enquanto Batista ainda representava sua antiga equipe NS Brotherhood, a BJJ Nerd conseguiu com exclusividade trazer Gustavo para os nossos estúdios e estudar o Curioso Caso do jovem campeão.

Em uma série de videoaulas instrucionais, Gustavo ensinou as técnicas que fizeram do garoto um fenômeno, se tornando Campeão Mundial na Faixa Preta com apenas 6 anos de treino!

Você pode conferir todas as técnicas exclusivas com o campeão direto de plataforma. Clique aqui e estude “O Curioso Caso de Gustavo Batista”.

E você? Gostou da posição? Que outras formas você utilizar para vencer a Guarda 50/50? Responda nos comentários contribuindo com a discussão! Também não se esqueça de visitar o BJJ Nerd no Facebook, Instagram e Youtube.

Passe a Guarda 50/50 com Gustavo Batista, Faixa Preta Campeão Mundial e Europeu

Deixe uma resposta